Covid-19: Cancelada a multissecular Romaria de Nossa Senhora da Boa Nova em Terena (Alandroal)

Na sequência de todas as recomendações que têm vindo a ser feitas pelas autoridades de saúde, no sentido de conter a Pandemia do Covid-19, a Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova acaba de anunciar o cancelamento das das multisseculares Festas dos Prazeres, em honra de Nossa Senhora da Boa Nova, que se iriam realizar em Abril, em Terena, no concelho de Alandroal.

Em nota enviada, a Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova, alinhando plenamente com as indicações emanadas do Governo, das autoridades de Saúde e do Município de Alandroal “assume a grave decisão de reconhecer que não estão reunidas as condições para a realização das multisseculares Festas dos Prazeres, em honra de Nossa Senhora da Boa Nova, que estavam previstas para decorrer na vila de Terena, entre os dias 17 e 21 de abril de 2020.”

A Confraria refere ainda que “a decisão do cancelamento das festividades foi tomada após séria e demorada ponderação, conscientes de toda a gravidade do momento que atravessamos e após consulta das autoridades civis e eclesiásticas”, destacando ainda que “esta decisão não foi tomada de ânimo leve, estando a Confraria plenamente ciente do enorme significado emocional que tal cancelamento acarreta para toda a multidão de devotos de Nossa Senhora da Boa Nova, tanto mais que a Confraria tinha já envidado inúmeros esforços e compromissos para a boa realização dos festejos.”

No comunicado acrescenta ainda a Confraria que “sabemos que esta decisão causará imensa tristeza em todos, particularmente aos habitantes e naturais da vila de Terena, ao concelho de Alandroal e a todo o Alentejo. Como é do conhecimento geral, a Confraria tem vindo a desenvolver esforços, por todos os meios, para a dignificação e valorização, quer do Santuário, quer da Romaria, sendo por isso com muita desolação que fazemos este anúncio. Estamos em plena fase de mitigação do vírus e tendo em conta a responsabilidade social, que a todos diz respeito, não seria possível levar por diante a preparação do evento, até pelos esforços económicos inerentes à contratualização de inúmeros serviços relacionados com as Festividades.”

Para já, o Santuário permanecerá disponível para a oração pessoal, em situação extraordinária, nos horários habituais, no entanto, a Confraria apela ao bom senso, pelo que solicitamos alguma contenção neste momento e, neste sentido, apelamos a que todos permaneçam nas suas casas, conforme nos tem sido repetidamente solicitado pelas autoridades.

É intenção da Mesa Administrativa promover, em data que oportunamente será anunciada, após serem levantadas as medidas de emergência nacional postas em vigor, uma celebração solene no Santuário em honra e louvor de Nossa Senhora da Boa Nova que possa reunir todos os que queiram associar-se a este ato.

Veja também:

PS questiona Governo sobre estação ferroviária e terminal de mercadorias em Alandroal

O PS alertou o Governo que a ligação ferroviária Évora–Caia deve “garantir benefícios” às...

“Os alojamentos dos cinco concelhos estão praticamente esgotados”: Granfondo levou mais de 1.500 ciclistas à Serra d’Ossa (c/fotos)

Mais de 1.500 ciclistas juntaram-se este domingo, 4 de outubro, no Alandroal para participar...

Martim Sousa Tavares apresenta “O Tempo dos Rios” em Alandroal a 11 de outubro

O maestro Martim Sousa Tavares apresenta "O Tempo dos Rios" no Fórum Cultural Transfronteiriço...

Alandroal investe mais de 650 mil euros na eficiência energética de quatro edifícios municipais

A Câmara Municipal de Alandroal aprovou quatro projetos para melhorar a eficiência energética de...

Projeto artístico “Invisible” passa por Portalegre, Juromenha, Vila Viçosa e Elvas

O projeto artístico “Invisible. Intervenciones efímeras en la Raya hispano-lusa”, da autoria de Carmen...

Municípios do Alentejo participam em missão sobre astroturismo sustentável na Irlanda

Representantes de cinco municípios do Alentejo participaram, entre 7 e 10 de setembro, numa...

Em dois anos na pesca desportiva, Cátia Manjerico conquista título regional e chega à 1.ª Divisão

Dois anos depois de se iniciar na pesca desportiva, Cátia Manjerico garantiu o título...

“Nerium oleander”: Escultura em mármore une a flor do alandro às muralhas da Fortaleza de Juromenha (c/fotos)

A escultura "Nerium oleander", criada por Mário Lopes a partir de um único bloco...

Nova Capela de São Miguel Arcanjo é inaugurada nas Hortinhas (Alandroal) a 26 de setembro

A nova Capela de São Miguel Arcanjo, na aldeia de Hortinhas, freguesia de Terena,...