Covid-19: Câmara de Viana do Alentejo cancela vários eventos culturais

Município de Viana do Alentejo
Foto: Nuno Veiga

A Câmara de Viana do Alentejo, no distrito de Évora, decidiu cancelar a edição deste ano de diversos eventos culturais no concelho, como a Feira do Chocalho ou a Feira D’Aires, devido à pandemia de covid-19.

Em comunicado, o município alentejano revelou que este ano não vão ter lugar o Festival Jovem – Abana Viana, a Feira do Chocalho, a Festa da Minha Terra e a Feira D’Aires.

Segundo a câmara, a decisão justifica-se com “a impossibilidade de poder garantir” a realização dos certames “sem riscos para a saúde das populações”.

A evolução da situação pandémica continuará a ser permanentemente acompanhada e avaliada, relativamente a outras atividades e ações do município”, pode ler-se também na nota de imprensa da autarquia.

O cancelamento das edições de 2021 dos vários certames foi precedido de “uma exaustiva avaliação da situação pandémica, bem como de outros fatores relacionados com as características dos eventos em causa”, esclareceu.

Os objetivos das iniciativas ou os ‘timings’ da sua preparação foram tidos em consideração, mas o município concluiu que “a imprevisibilidade” da evolução da situação pandémica “poderia originar mesmo um desvirtuar da natureza de alguns eventos”.

“O município espera que, no próximo ano, seja possível realizar todos estes eventos em segurança e ao nível que os caracteriza”, é realçado no comunicado.

A câmara municipal aproveitou para lembrar que é importante que todos cumpram as orientações da Direção-Geral da Saúde e de outras entidades, no que respeita à pandemia de covid-19.

O Governo anunciou, na quinta-feira, que, dos 278 concelhos de Portugal continental, há 45 no nível de risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, aplicando-se medidas mais restritivas, inclusive a limitação da circulação na via pública a partir das 23:00.

Após a reunião do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, divulgou o mapa de risco atualizado e as medidas que se aplicam nos diferentes concelhos.

Além dos 45 concelhos no nível de risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, há 21 municípios em situação de alerta, entre os quais se encontra Viana do Alentejo.