Covid-19: ARS Alentejo anuncia a abertura da Área Dedicada COVID-19 e explica como funciona

Conforme já hoje noticiamos, entrou em funcionamento, hoje, dia 27 de Março, Área Dedicada COVID-19 (ADC-Comunidade) em Évora nas instalações do Complexo Desportivo de Évora, cedidas pela Câmara Municipal de Évora, de forma a aumentar a capacidade de resposta ao diagnóstico COVID-19, nomeadamente a realização de testes.

Segundo a Administração Regional de Saúde do Alentejo, no caso de suspeita deverá sempre ligar a Linha SNS24, e a partir de agora poderá também contactar a sua Unidade de Saúde Familiar/Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, para referenciação e encaminhamento.

De acordo com a nova norma, a avaliação feita pela Linha SNS24, ou pela USF / UCSP, permite o encaminhamento do doente suspeito de COVID-19 para:

– Autocuidados, em isolamento no domicílio e sob vigilância;

– Avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Cuidados de Saúde Primários (ADC-COMUNIDADE);

– Avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Serviços de Urgência do SNS (ADC-SU);

– CODU/INEM.

A partir de hoje os doentes suspeitos de COVID19 poderão também ser encaminhados para esta Área Dedicada COVID-19 (ADC-Comunidade).

A ARS Alentejo salienta ainda, a importância de contactar sempre a Linha SNS24 ou a sua Unidade de Saúde Familiar/Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados.

Segundo José Robalo, presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, “estão a ser tomadas várias diligências para dar cumprimento à nova norma em toda a região, em estreita articulação com a autoridade de saúde regional e com os Agrupamento de Centros de Saúde da região.”