Covid-19: Alandroal cria estrutura de evacuação para surtos em Lares

Zona de acolhimento de Alandroal

O município de Alandroal está a instalar uma Zona de Concentração de Apoio à População (ZCAP) para resposta a situações de possíveis focos de COVID-19 em Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPIs) do concelho, como é sua competência através da Proteção Civil Municipal.

Sem espaços próprios que reúnam condições para acolher este tipo de resposta e com o aumento de exigências da DGS em termos de salubridade e segurança a excluírem a possibilidade de adaptação de edifícios disponibilizados por uma IPSS do concelho, o município optou pela instalação, no parque de feiras de Alandroal, de uma estrutura de natureza amovível e temporária, devidamente aprovada pelas autoridades de Saúde, Segurança Social e de Proteção Civil.

A estrutura poderá ainda ser mobilizada para resposta a doentes do concelho com sintomatologia leve mas a requerer internamento, em caso de rutura de resposta dos hospitais.

O município está a iniciar um processo de recrutamento e capacitação de voluntários que possam prestar apoio às equipas da Segurança Social e da Saúde em caso de mobilização do espaço.

É um investimento avultado e não sabemos por quanto tempo terá que ficar instalado. O nosso maior desejo é que nunca seja utilizado”, refere o presidente João Grilo.