InícioAgriculturaCotação dos borregos e...

Cotação dos borregos e cabritos aumenta no Alentejo, segundo dados da SIMA

Na semana de 29 de setembro a 5 de outubro de 2025, os preços dos ovinos e caprinos registaram variações positivas em várias regiões do país, com destaque para o Alentejo.

De acordo com os dados do Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA), os borregos entre 22 e 28 kg atingiram uma média nacional de 4,69 euros por quilo de peso vivo, um aumento de 26 cêntimos em relação à semana anterior. Já os borregos com mais de 28 kg valorizaram 10 cêntimos por quilo, fixando-se nos 4,25 euros.

No Alentejo, a oferta de borregos manteve-se relativamente fraca nas áreas de Évora, Estremoz, Elvas e Alentejo Litoral, e média em Beja e no Alentejo Norte. Ainda assim, todas as zonas analisadas apresentaram subidas nas cotações: os borregos de 13 a 21 kg aumentaram entre 15 e 64 cêntimos por quilo, os de 22 a 28 kg entre 25 e 52 cêntimos e os de mais de 28 kg até 42 cêntimosovi_cap_News40.

Cabritos com tendência de valorização no Alentejo

Por outro lado, o setor caprino apresentou também sinais de recuperação. No Alentejo, a oferta de cabrito foi relativamente fraca no Alentejo Norte e média em Estremoz, com procura moderada. As cotações máximas dos cabritos até 10 kg subiram 50 cêntimos por quilo, enquanto os de peso superior aumentaram 25 cêntimosovi_cap_News40.

Segundo o relatório, a média regional de setembro situou-se nos 6,27 euros por quilo na Beira Interior, 6,75 euros na Beira Litoral e 7,14 euros em Trás-os-Montes. Estas variações representam aumentos de até 18% em relação a agosto.

Comércio e abate em ligeira quebra

No mesmo período, o comércio internacional de ovinos e caprinos apresentou resultados mistos. As exportações de ovinos aumentaram 3,8%, totalizando 33,6 milhões de euros, enquanto o saldo comercial dos caprinos agravou-se, com um défice de 14,7 milhões de eurosovi_cap_News40.

Por sua vez, o número de abates aprovados para consumo em Portugal diminuiu face a 2024. Entre janeiro e julho, foram abatidos 329 857 ovinos, menos 16,8%, e 44 677 caprinos, menos 10,9%ovi_cap_News40.

Índice de preços agrícolas em alta

Apesar da redução nos abates, o Índice de Preços de Produtos Agrícolas no Produtor (Base 2020) cresceu 9,7% em agosto face ao mesmo mês de 2024. Já o índice harmonizado de preços no consumidor para carne de ovino e caprino aumentou 14,8%, refletindo o impacto da valorização na cadeia produtivaovi_cap_News40.

Mais notícias

Produtores pecuários exigem “equidade” nas ajudas contra a “língua azul”

Oito organizações de produtores para a sanidade animal de todo o país exigiram ao...

Quatro dias de feira para mostrar “multiplicidade” do concelho de Odemira

A pecuária, a agricultura e o turismo vão estar em destaque na 34.ª edição...

Ass. de Beneficiários do Mira lança concurso de 200 mil euros para projeto de estabilização do Canal Condutor Geral

A Associação de Beneficiários do Mira (ABM) lançou um concurso público, com um preço...

Ourique recebe Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos nos dias 24 e 25 de junho

Ourique volta a receber, nos dias 24 e 25 de junho, as Jornadas Técnicas...

Universidade de Évora integra projeto europeu que cria plataforma para ensino da suinicultura: “Não substitui o campo”

A Universidade de Évora integra um projeto europeu que está a desenvolver uma plataforma...

Dois produtores do Alentejo distinguidos pela WWF por boas práticas florestais

Dois produtores florestais do Alentejo foram distinguidos pela WWF Portugal no âmbito do projeto...

Feira do Campo Alentejano mostra potencialidades do concelho de Aljustrel

Música, cante alentejano e uma mostra de produtos tradicionais são alguns dos destaques da...

Évora recebe pela primeira vez curso que liga biotecnologia aos desafios da agricultura mediterrânica

A Universidade de Évora acolhe, entre os dias 6 e 9 de julho, a...

Migrantes que trabalham na agricultura correm mais riscos de tráfico humano em Portugal

As autoridades portuguesas verificaram que as pessoas que correm mais riscos de serem vítimas...