Costa, Marcelo e Ronaldo os mais noticiados do ano

O Primeiro-Ministro António Costa foi a figura pública com maior presença nos médios portugueses no ano que agora termina. O primeiro-ministro foi mencionado em 116.885 notícias, poucas mais do que as 114.631 do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O pódio das personalidades mais mediáticas do ano fica completo com Cristiano Ronaldo. O capitão da Selecção Nacional esteve presente em 77.123 peças noticiosas em 2018.

Na lista elaborada pela CISION, na quarta posição surge o primeiro nome internacional, Donald Trump. Foram 76.456 as referências feitas ao Presidente norte-americano ao longo do ano. O restante top-10 é dominado pelo futebol, com a presença do ex-presidente do Sporting,

Bruno de Carvalho, e dos treinadores Sérgio Conceição, Jorge Jesus e Rui Vitória.

O objeto do estudo realizado pela CISION – empresa líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media – foram todas as notícias mencionando um conjunto de personalidades selecionadas pela CISION, difundidas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social, no período temporal compreendido entre 1 de Janeiro e 14 de Dezembro de 2018.