A Casais vai transferir temporariamente os recursos da sua subsidiária na Alemanha, onde o setor da construção está “em forte contração”, para um projeto de transição energética em Sines, anunciou hoje o grupo bracarense.
“Os desafios económicos da Alemanha e o momento menos positivo do setor da construção e imobiliário levam o grupo Casais a proceder a uma reconfiguração estratégica, mantendo-se presente neste mercado, mas canalizando recursos temporariamente para outro projeto, em Portugal, no âmbito da transição energética e localizado em Sines”, avança a construtora em comunicado.
Segundo refere, “esta flexibilidade operacional reflete a visão de longo prazo do grupo para os mercados europeus”: “Este ajuste no mercado alemão reforça a nossa estratégia global: integrar sustentabilidade e industrialização na forma como concebemos e executamos os projetos”, afirma o presidente executivo (CEO) do Grupo Casais, António Carlos Rodrigues, citado no documento.
Presente há 30 anos na Alemanha, onde detém a subsidiária CNT Europe e, desde 2014, a CNT Bau, a Casais justifica esta reconfiguração estratégica com os “desafios” que o mercado alemão tem vindo a enfrentar e que têm penalizado “vários setores de atividade, nomeadamente a construção, que está em forte contração há 18 meses”, sendo que as previsões apontam para que continue a registar “níveis de crescimento muito residuais no próximo ano”.
O grupo Casais salienta, contudo, manter “uma perspetiva otimista para o mercado alemão”, onde pretende retomar a atividade em 2025, antecipando que a CNT Bau – responsável pela implementação de princípios de construção ‘off-site’ e soluções sustentáveis – fature perto de 30 milhões de euros, em linha com as “crescentes necessidades de sustentabilidade e descarbonização”.
“O grupo Casais mantém-se firme na visão de construir um futuro sustentável, adaptando-se às circunstâncias de mercado sem perder de vista o compromisso com a excelência e inovação. O mercado alemão é, há 30 anos, e continuará a ser um pilar estratégico no crescimento global do grupo”, salienta o CEO da empresa.
A Casais foi criada em 23 de maio de 1958 e opera em 17 países: Portugal, Angola, Alemanha, Arábia Saudita, Bélgica, Brasil, Espanha, EUA (Texas), Emirados Árabes Unidos (Dubai e Abu Dhabi), França, Gana, Gibraltar, Holanda, Marrocos, Moçambique, Reino Unido e Qatar.
Em 2023 registou um volume de negócios agregado na ordem dos 712 milhões de euros, sendo os mercados internacionais responsáveis por 342 milhões.