Conselho Intermunicipal da CIMBAL aprova Orçamento para 2020, com aumento de cerca de 2 milhões de euros

No passado dia 14 de Outubro, decorreu na sede da Comunidade, uma reunião do Conselho Intermunicipal da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, onde se aprovou o orçamento desta entidade para o ano de 2020.

Nesta reunião do órgão, que agrega os treze presidentes de câmara municipal do Baixo Alentejo, destacam-se as seguintes deliberações:

– Aprovação, por unanimidade, das Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal para o ano de 2020. Estes documentos serão presentes ao órgão deliberativo para aprovação. No orçamento, regista-se um acréscimo de cerca de 2 milhões de euros, comparativamente ao ano anterior, mercê de um maior incremento de projectos intermunicipais. Este aumento resulta, principalmente, do conjunto de candidaturas intermunicipais com recurso a fundos comunitários (de âmbito nacional e transaccional), já aprovadas, candidatadas ou a candidatar;

– Aprovação, por unanimidade, da submissão das seguintes candidaturas intermunicipais:

o          Protecção contra o Risco de Incêndios (Alentejo 2020);

o          +Sucesso Educativo para o Baixo Alentejo (Alentejo 2020);

o          PEPAL – Plano de Estágios da Administração Local (Alentejo 2020);

o          (Des)Construir para a Economia Circular (EEAGrants).

No Período para a Intervenção do Público registaram-se um conjunto de intervenções promovidas por membros do Movimento Alentejo Vivo, sobre questões relacionadas com a agricultura intensiva, a unidade de transformação de bagaço de azeitona das Fortes e sobre circulação de viaturas com minério, provenientes das minas de Aljustrel (o impacto nas infraestruturas rodoviárias da região e a emissão de partículas para a atmosfera).