Conhece as características do Cavalo Alter Real? Fique a conhecer (c/fotos)

O Cavalo Puro Sangue Lusitano Alter Real é de reconhecido valor artístico e na recente visita que fizemos à Escola Portuguesa de Arte Equestre, em parceria com o site Infocul.pt, o Mestre Picador Chefe da EPAE, João Pedro Rodrigues, falou sobre as características deste animal.

Realçar que a Escola Portuguesa de Arte Equestre apenas utiliza Cavalos de Puro Sangue Lusitano Alter Real, da Coudelaria de Alter.

Sobre o Alter Real, João Pedro Rodrigues disse-nos que “o cavalo Alter Real era conotado como não sendo um cavalo fácil, por causa da sua consanguinidade, mas depois abriu-se o leque com outros garanhões. Mas agora é dos cavalos mais pretendidos da raça lusitana. A nível da escola foram melhorando, nada haver quando comecei, mas são cavalos lusitanos iguais aos outros e até melhores. Por isso auguro um futuro bastante bom e a selecção tem sido bem feita. Acho que a Coudelaria de Alter está de parabéns, porque em 30 anos mudou completamente a imagem”.

Destacou ainda que “o Cavalo Alter Real não se tem notabilizado muito no toureio, a selecção não foi bem feita para o toureio. O cavalo lusitano sim, é o cavalo rei nas praças de touros, a nível mundial. O cavalo de Alter onde tem-se notabilizado é na Arte Equestre, caso da nossa escola, e agora muito no ensino desportivo. Só para dizer que o cavalo que mais cobre no mundo é um que foi agora aos Jogos Olímpicos, é Alter Real. E na equipa que está pré-seleccionada para ir a Tóquio, aos Jogos Olímpicos, dois cavalos são da Coudelaria de Alter”.