InícioAlentejoConheça os novos vice-presidentes...

Conheça os novos vice-presidentes da CCDR Alentejo no mandato iniciado em 2026

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo inicia um novo mandato com a designação de cinco vice-presidentes responsáveis por áreas estratégicas. A nova equipa entra em funções na sequência da eleição realizada em janeiro de 2026.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo inicia um novo mandato com a designação de cinco vice-presidentes responsáveis por áreas estratégicas. A nova equipa entra em funções na sequência da eleição realizada em janeiro de 2026.

Foram designados para vice-presidentes: Sónia Ramos, na área do Ambiente; Silvino Alhinho, na Educação; Lena Cavaco, na Agricultura; Marciano Lopes, na Saúde; e Henrique Sim-Sim, na Cultura.

Composição da nova equipa diretiva

Além dos cinco responsáveis setoriais, Aníbal Costa renovou o mandato como vice-presidente da CCDR do Alentejo, com o apoio dos presidentes das câmaras municipais da região.

Roberto Grilo foi igualmente designado vice-presidente, por proposta do Governo, no âmbito do Conselho Regional da CCDR.

A nova composição diretiva acompanha a entrada em funções de Ricardo Pinheiro como presidente da CCDR Alentejo. A tomada de posse está marcada para esta sexta-feira, às 14h30, na sede da instituição, em Évora.

Novo mandato arranca após eleição em janeiro

Ricardo Pinheiro foi eleito em janeiro de 2026, com 74,5% dos votos, sucedendo a António Ceia da Silva na liderança do organismo.

A CCDR Alentejo é responsável pela coordenação e execução de políticas públicas de desenvolvimento regional, abrangendo áreas como ambiente, ordenamento do território, educação, agricultura, saúde e cultura.

Mais notícias

Roberto Grilo defende que Arronches prova que a baixa densidade «não significa baixa capacidade económica»

O vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Roberto Grilo,...

Morreu José Manuel Grilo, antigo presidente da Câmara Municipal de Portel

O concelho de Portel está de luto pela morte de José Manuel Grilo, antigo...

Alentejo 2030 prepara 22,4 milhões para levar internet de elevada capacidade a zonas de baixa densidade

O Programa Regional Alentejo 2030 prepara uma dotação de 22,4 milhões de euros para...

Alentejo 2030 com 1,6ME para proteger e valorizar património natural

O Programa Regional Alentejo 2030 tem abertas candidaturas a um concurso, até 31 de...

Alentejo 2030 abre concurso de 680 mil euros para reforçar adaptação às alterações climáticas

O Programa Regional Alentejo 2030 abriu um aviso de concurso com uma dotação de...

CCDR Alentejo estuda financiamento para ampliar matadouro do litoral alentejano

A CCDR Alentejo está a estudar a possibilidade de enquadrar em fundos comunitários o...

CCDR Alentejo lança plataforma para aproximar empresas dos fundos comunitários: “A primeira do país”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo lançou a Plataforma EREI...

Gestor do Alentejo 2030 Tiago Teotónio Pereira é novo presidente da federação de Portalegre do PS

O vogal executivo do programa Alentejo 2030 Tiago Teotónio Pereira é o novo presidente...

Luís Romão oficializado como delegado regional do Alentejo do IEFP

Luís Romão foi oficialmente designado delegado regional do Alentejo do Instituto do Emprego e...