InícioÚltimasConheça os melhores Vinhos...

Conheça os melhores Vinhos de Talha de Cabeção. Os prémios já foram entregues (c/fotos)

A cerimónia de entrega dos prémios do 5.º Concurso de Vinhos de Talha de Cabeção (Mora) decorreu este fim de semana, inserida na programação da 28.ª edição da Prova do Vinho Novo de Talha. O evento, que contou com a participação de produtores locais e regionais, reafirma a excelência e a tradição associadas ao vinho de talha, um dos produtos identitários do concelho de Mora.

Na categoria de vinhos brancos, Manuel José Freire Mira conquistou o 1.º lugar, seguido pela Adega do Teso, que arrecadou o 2.º prémio, e por Pedro Carpelho, distinguido com o 3.º lugar. Foram ainda atribuídas menções honrosas à Encosta do Pinhal e a Nelson Cristeta.

Nos vinhos tintos, Manuel José Freire Mira destacou-se novamente ao vencer o 1.º prémio. O 2.º lugar foi atribuído a Nelson Cristeta, enquanto António e Rui Gasparinho conquistaram o 3.º lugar. Menções honrosas foram atribuídas a Hélder e Isabel Serra e à Adega do Teso.

Durante a cerimónia, Paula Chuço, Presidente da Câmara Municipal de Mora, destacou a importância deste concurso para a promoção do vinho de talha e para o reconhecimento do trabalho dos produtores locais. «Cada vinho apresentado aqui hoje carrega não só o sabor, mas também a história e a dedicação de quem o produz. Este concurso é uma forma de valorizar essa tradição e de a projetar além-fronteiras», afirmou.

A autarquia reconheceu, assim, o contributo de José Calhau para que o vinho de talha se tivesse mantido como um produto identitário do concelho até aos dias de hoje, tendo o produtor recebido a distinção da própria presidente do Município, Paula Chuço.

A cerimónia contou ainda com um momento cultural, proporcionado pela atuação do grupo «Era uma vez…o cante! – Grupo de Cantares Alentejanos de Vendas Novas», que trouxe ao evento a riqueza da música tradicional alentejana, envolvendo os presentes num ambiente de celebração da cultura regional.

Mais notícias

Mora: Flamenco Open, Pedro Moutinho e Sangre Ibérico no Festival Música no Rio

O grupo Flamenco Open, Pedro Moutinho e Sangre Ibérico vão atuar na edição deste...

To Mora Land leva música, desporto e festa da espuma ao Parque Ecológico do Gameiro

O Parque Ecológico do Gameiro, em Cabeção, no concelho de Mora, volta a receber...

Câmara de Mora pede avaliação da segurança no cruzamento da Rua de Cabeção com a EN2

A Câmara Municipal de Mora solicitou à Infraestruturas de Portugal uma avaliação das condições...

Parques infantis do concelho de Mora recebem novos pisos

A Câmara de Mora está a efetuar a substituição dos pisos em todos os...

XII Ciclo de Concertos “Musicando” passa por Mora e Pavia em julho

O XII Ciclo de Concertos “Musicando” vai passar pelo concelho de Mora durante o...

Mora recebe 12.ª Prova de Águas Abertas no Açude do Gameiro

O Açude do Gameiro, no concelho de Mora, recebe no dia 12 de julho...

Casa da Cultura de Mora ganha espaço renovado para alunos, seniores e visitantes

A Câmara Municipal de Mora concluiu a renovação de uma das áreas da Casa...

Mora recebe dádiva de sangue no quartel dos Bombeiros Voluntários

Mora recebe este sábado, 20 de junho, uma sessão de dádiva de sangue, que...

Jovens de Mora têm programa de verão com praia, vela, equitação e desportos radicais

O Município de Mora vai promover, entre os dias 6 e 31 de julho,...