Conheça algumas das fases da construção de uma das pérolas do Alentejo: O Paço Ducal de Vila Viçosa

Paço Ducal de Vila Viçosa

É um dos mais emblemáticos monumentos alentejanos, um dos mais belos de Portugal e que atualmente atrai milhares de pessoas a Vila Viçosa.

O Paço Ducal de Vila Viçosa é um edifício monumental cuja construção se iniciou em 1501, por decisão do quarto Duque de Bragança, D. Jaime. As campanhas de engrandecimento e melhoramento sucederam-se ao longo dos séculos XVI e XVII, conferindo ao edifício a dimensão e as características atuais – a fachada com 110 metros de comprimento é única na arquitectura civil portuguesa e revela inspiração clássica.

Esta semana a Fundação da Casa de Bragança disponibilizou um vídeo onde se apresenta uma proposta relativa às fases de construção que correspondem aos duques D. Jaime e D. Teodóseo.

Refere a Fundação que “graças ao projecto “De todas as partes do Mundo O Património do 5.º duque de Bragança, D. Teodósio I”, coordenado por Jessica Hallett e Nuno Senos do CHAM/FCSH e apoiado pela FCT, ficámos a conhecer melhor o Paço Ducal de Vila Viçosa no tempo de D. Teodósio e também de seu pai D. Jaime.”