Concerto de Buba Espinho abre festival que vai ‘percorrer’ Baixo Alentejo

Festival BA

Um concerto do músico Buba Espinho, em Castro Verde, distrito de Beja, abre na segunda-feira o Festival BA que vai ‘percorrer’ os 13 concelhos do Baixo Alentejo com espetáculos protagonizados por artistas da região, foi hoje divulgado.

Promovido pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) em parceria com as 13 câmaras municipais que a compõem, o evento é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder) com uma “taxa de 100%”.

Segundo a CIMBAL, o Festival BA resulta da candidatura “Programação Cultural em Rede no Baixo Alentejo”, submetida por esta comunidade intermunicipal ao programa operacional regional Alentejo 2020.

O espetáculo inaugural do evento, com o músico Buba Espinho, natural de Beja, está marcado para segunda-feira, a partir das 21:00, junto à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, em Castro Verde.

“São objetivos desta iniciativa a promoção, dinamização e desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios, designadamente através da sua qualificação e valorização turística”, sublinha a CIMBAL.

Nos espetáculos, adianta a comunidade intermunicipal, serão envolvidas “entidades e profissionais da cultura identificados por cada um dos municípios” do Baixo Alentejo, com destaque para “as expressões artísticas como o teatro, a dança, a música e o cante”.

“O projeto assume-se como uma resposta para a retoma e manutenção das atividades culturais e artísticas”, as quais sofreram “prejuízos” devido à sua “suspensão total ou parcial”, na sequência da pandemia de covid-19, realça a CIMBAL.

As atuações de António Caixeiro e Paulo Colaço, no dia 17 deste mês, no Largo da Bica, em Cuba, e de José Diogo e Convidados, no dia 18, no Largo da Junta de Freguesia em Santana da Serra, em Ourique, são os espetáculos seguintes.

A entrada é gratuita e está sujeita à lotação do espaço, de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) devido à pandemia de covid-19.

A CIMBAL integra os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira.