Concelho de Vila Viçosa terá em breve três Balcões SNS

O concelho de Vila Viçosa deverá ter em breve três Balcões SNS, revelou-nos o presidente da Câmara, Inácio Esperança.

Segundo o autarca, a curto prazo vão ser instalados Balcões SNS nas três freguesias rurais deste concelho do distrito de Évora, nomenadamente nas Freguesias de Bencatel, Ciladas e Pardais.

Os Balcões SNS têm por objetivo prestar apoio a quem não tem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet ou não tem condições ou as competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde.

Inácio Esperança justificou a criação destes balcões com o facto de nas freguesias rurais “não haver médico disponível todos os dias e muitas vezes as pessoas necessitam de mostrar exames, necessitam de medicamentos e como o médico não está sempre disponível, têm de se deslocar à sede de concelho para ter esses serviços”.

Sobre a função dos Balcões SNS, o edil explicou que “consistem num computador com ligação à Internet e com câmara nas juntas de freguesia, numa área reservada e aí prestar serviços de saúde que podem ser feitos à distância.

Já sobre o investimento a realizar, Inácio Esperança referiu que as Juntas de Freguesia terão de “comprar apenas um equipamento, nomeadamente o computador e a camara, depois os serviços de saúde fornecerem formação aos técnicos das freguesias e disponibilizará os clínicos e dos enfermeiros, bem como os técnicos que vão colaborar com o sistema.”

Este projeto deverá avançar “assim que o SNS dê autorização e assim que os funcionários das Juntas recebam formação, ou seja, a bolsa está do lado da ULS do Alentejo Central.”

Mais notícias

“Um Dia Pela Vida”: Liga Portuguesa Contra o Cancro encerra projeto em Arronches com homenagens

Arronches recebe este sábado, 10 de outubro, o encerramento da 96.ª edição do projeto...

Semáforos no cruzamento de Bencatel “não é a solução ideal”, afirma autarca de Vila Viçosa que defende criação de rotunda

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, considera que a instalação...

Vila Viçosa recebe sessão sobre prevenção do cancro aberta à comunidade

O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, recebe no dia 14 de outubro de...

Vila Viçosa: IP lança concurso de 400 mil euros para colocar semáforos no cruzamento de Bencatel

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um concurso público, com preço base de 400...

De uma senha no balcão a Isaltino Morais: a história improvável do novo videoclipe de Dui MC

Tudo começou com uma senha retirada num balcão da Câmara Municipal de Oeiras. Sem...

Cancro da pele e oral: Serpa e Reguengos recebem ações em outubro

Serpa e Reguengos de Monsaraz vão receber ações de diagnóstico precoce do cancro da...

Joaquim José, desaparecido em Pardais (Vila Viçosa) desde sexta-feira, encontrado com vida.

Joaquim José, conhecido por "Cardinas" na freguesia de Pardais, no concelho de Vila Viçosa,...

Crato recebe Fórum de Saúde Mental com entrada gratuita e 19 stands

O Jardim Municipal do Crato recebe, na sexta-feira, 9 de outubro de 2026, o...

Semana das Sopas Alentejanas decorre em Vila Viçosa até 11 de outubro

A Semana das Sopas Alentejanas começou esta segunda-feira, 5 de outubro, em Vila Viçosa,...