InícioÚltimasConcelho alentejano de Almodôvar...

Concelho alentejano de Almodôvar vai ter Rota dos Saberes e dos Sabores

O concelho de Almodôvar, no distrito de Beja, vai ter uma Rota dos Saberes e Sabores, associada à produção de medronho na zona serrana deste concelho alentejano, para valorizar a produção local e cativar mais turistas.

“Queremos usar o medronho como mais um produto para promover os negócios e o turismo do concelho de Almodôvar”, explicou hoje à agência Lusa o presidente do município, António Bota.

Para o autarca, este tipo de produto turístico é “uma boa ‘desculpa’” para criar “um nicho de mercado diferente” no município.

O projeto da Rota dos Saberes e Sabores de Almodôvar representa um investimento superior a 400 mil euros, financiado pelo Turismo de Portugal, no âmbito da “Linha +Interior Turismo” da Agenda do Turismo para o Interior.

O contrato de financiamento entre a autarquia e o Turismo de Portugal foi assinado no final de janeiro.

Segundo disse António Bota à Lusa, o projeto da Câmara de Almodôvar prevê a criação do Centro Interpretativo do Medronho, que será instalado no renovado espaço multiusos do Campo das Eiras.

O novo espaço, que deverá estar a funcionar no início do verão, terá “uma componente museológica, que incluirá conteúdos audiovisuais, assim como uma zona de provas e um alambique, para mostrar como se faz a aguardente de medronho”, revelou.

A par disso, a autarquia já tem em construção um novo posto de turismo, junto à Estrada Nacional (EN) 2, que deverá estar funcional em abril e servirá para “acolher” todos aqueles que chegam ao município através desta via que liga Chaves a Faro.

“Quem chegar a Almodôvar pode obter neste novo posto de turismo todas as informações sobre gastronomia, a hotelaria disponível, as rotas turísticas ou os produtos locais”, indicou o presidente da autarquia.

Por fim, o projeto da Rota dos Saberes e do Sabores de Almodôvar prevê ainda a marcação de percursos “pedestres, cicláveis e automóveis” na zona serrana do concelho, onde estão plantados muitos medronheiros.

Mais notícias

Almodôvar: Campanha de esterilização de animais de companhia

Uma campanha municipal de apoio à esterilização de animais de companhia está a ser...

Almodôvar: Convento de Nossa Senhora da Conceição oferece este mês “Música ao Luar”

O Convento de Nossa Senhora da Conceição, em Almodôvar, no distrito de Beja, vai...

Almodôvar: Município altera regulamento de apoio ao movimento associativo

A Câmara de Almodôvar, no distrito de Beja, vai avançar com a alteração ao...

Câmara de Almodôvar cria zona de apoio à população contra ondas de calor

Uma Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) foi criada pela Câmara de...

Prisão para suspeito de abuso sexual de mulher institucionalizada em Almodôvar

O Tribunal Judicial de Ourique decretou hoje a prisão preventiva, até haver condições para...

Motorista detido pela PJ por suspeitas de abuso sexual de utente institucionalizada em Almodôvar

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 68 anos, suspeito da prática de...

Campanha solidária procura trazer para Almodôvar corpo de português que morreu no Brasil

A família de Ângelo Mestre, natural de Almodôvar, lançou uma campanha solidária para ajudar...

Empresas mineiras de Neves-Corvo e Aljustrel querem avançar com novas prospeções

As empresas concessionárias das minas de Neves-Corvo e de Aljustrel, no distrito de Beja,...

Baixo Alentejo: Alunos de quatro concelhos com ações de empreendedorismo

Alunos de escolas dos concelhos de Castro Verde, Almodôvar e Aljustrel vão poder participar...