InícioAlentejoAlentejo CentralComo se escrevia em...

Como se escrevia em 1276? Reguengos de Monsaraz promove workshop sobre escrita medieval

Reguengos de Monsaraz promove workshop de paleografia sobre escrita medieval no dia 30 de maio, integrado nos 750 anos do Foral Afonsino.

O Município de Reguengos de Monsaraz vai promover no próximo dia 30 de maio, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, o workshop de paleografia “Escrever em 1276”, orientado pelo arqueólogo Gonçalo Lopes.

A iniciativa integra as comemorações dos 750 anos do Foral Afonsino de Monsaraz e pretende proporcionar aos participantes o contacto com a forma de escrita utilizada no século XIII, bem como a experimentação de técnicas inspiradas nos manuscritos medievais.

A participação é gratuita, mas limitada a 15 pessoas. As inscrições devem ser efetuadas através do endereço de correio eletrónico gav@cm-reguengos-monsaraz.pt.

Experiência prática sobre a escrita medieval

Durante o workshop, os participantes terão uma experiência prática relacionada com a escrita medieval, explorando métodos utilizados numa época em que os documentos eram produzidos manualmente.

A paleografia, disciplina que estuda a escrita antiga em suporte maleável, a sua leitura, interpretação e evolução, permitirá aos participantes compreender a forma como se escrevia, comunicava e registava informação durante a Idade Média.

Segundo a organização, a escrita deste período seguia modelos medievais de tradição latina, recorrendo frequentemente a abreviaturas e formas gráficas atualmente consideradas de difícil leitura.

Foral Afonsino de Monsaraz assinala 750 anos

O Foral Afonsino de Monsaraz foi concedido por D. Afonso III a 15 de janeiro de 1276 e está redigido em latim medieval. O documento constitui o diploma fundador da vila enquanto comunidade juridicamente organizada.

No prólogo do foral, D. Afonso III refere ter povoado Monsaraz e restituído a vila ao culto cristão, concedendo-a aos seus habitantes “com todos os termos, limites e pertenças”.

O documento estabelece ainda Monsaraz como concelho dotado de autonomia administrativa, judicial e fiscal, regulando aspetos da vida económica, social e militar da comunidade, bem como a delimitação territorial do concelho.

Mais notícias

Festas de São Romão (Vila Viçosa) regressam em agosto: Conheça o cartaz

As Festas em Honra de São Romão regressam à aldeia do concelho de Vila...

Veja as imagens da 19.ª Gala do Desporto do Alentejo Central

Vila Viçosa recebeu este sábado a 19.ª Gala do Desporto do Alentejo Central, iniciativa...

Presidente da CIMAC: «Ganhar é fundamental, praticar desporto é decisivo»

A 19.ª Gala do Desporto do Alentejo Central distinguiu este sábado mais de 120...

Gala do Desporto do Alentejo Central distinguiu mais de 120 atletas, equipas e clubes em Vila Viçosa

A 19.ª Gala do Desporto do Alentejo Central reuniu este sábado, no Cine-Teatro Florbela...

Incêndios: Fogo em Aljustrel está “80% dominado” e circulação na EN2 foi reposta

O incêndio que lavra numa zona agrícola no concelho de Aljustrel desde perto das...

Redondo recebe distinção nacional pelo papel da Enoteca e Museu do Vinho

O Município de Redondo foi distinguido esta sexta-feira com o Prémio Prestígio da Associação...

Alentejo concentra 24% das praias interiores com Bandeira Azul, sublinha Rui Sequeira

A qualidade da água das praias fluviais do Alentejo e a futura revisão das...

Bandeira Azul reforça projeção internacional de Mourão e de Alqueva, defende Ricardo Pinheiro

A atribuição da Bandeira Azul à Praia Fluvial de Mourão representa um reconhecimento da...

Incêndios: Fogo em Aljustrel combatido por mais de 100 operacionais e seis meios aéreos

Quase 90 operacionais, com o apoio de sete meios aéreos, estão hoje à tarde...

Mais visto