Como poupar tempo e evitar filas de espera para pedir a emissão e renovação do Cartão de Cidadão

Os serviços de emissão e renovação do Cartão de Cidadão (CC) têm tido grande procura, principalmente na região metropolitana de Lisboa, mas há opções disponíveis que ajudam a contornar os tempos de espera.

O Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) recomenda aos cidadãos que evitem as concentrações à porta dos serviços à hora de abertura, uma situação que se tem verificado sistematicamente. Devem optar antes por escolher outro momento ao longo do horário de atendimento: entre as 9h00 e as 16h00 ou entre as 8h30 e as 19h00, consoante o balcão de atendimento.

As filas também podem ser evitadas utilizando as opções online para renovação do CC, disponíveis para cidadãos a partir dos 60 anos e cidadãos a partir dos 25 anos, para pedido de segunda via.

Com 60 dias de antecedência é enviado um aviso dos serviços a informar que deve tratar da renovação do Cartão de Cidadão. Nessa altura deve ser agendada online a marcação para o atendimento presencial.

Durante o mesmo período, e em Portugal Continental, realizaram-se no total 216.356 pedidos de Cartão de Cidadão. Destes, 56.214 foram feitos nos 42 balcões de Lisboa e respectiva área metropolitana, o que corresponde a um valor de 25,98%.

Fonte: justica.gov.pt