Começam hoje a ser administradas as segundas doses das vacinas contra a Covid-19

Vacina contra a Covid-19

Será já este domingo que começam a ser administradas as segundas doses das vacinas contra a COVID-19 aos profissionais de saúde que receberam a primeira administração ainda em 2020.

A partir deste momento, já será possível dizer que o país já tem primeiros portugueses vacinados contra a COVID-19, uma vez que até aqui só tinham sido administradas primeiras doses.

Ao longo da próxima semana, serão vacinados quase 30 mil profissionais de saúde de contextos prioritários, de hospitais e cuidados de saúde primários, de Norte a Sul do País.

As primeiras administrações deverão decorrer no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.

Recorde-se que a vacina Cominarty, da Biotech-Pfizer, é uma vacina multi-dose, o que significa que são necessárias duas doses para se completar o esquema de vacinação. Segundo o Resumo das Características do Medicamento (RCM), as doses devem ser administradas num intervalo de pelo menos 21 dias.

Ainda assim, mesmo após ser vacinada, a pessoa deve continuar a observar todas as medidas preconizadas para a sua proteção e contenção da transmissão, incluindo o uso de máscara.