InícioAlentejoAlentejo CentralComboio literário vai ligar...

Comboio literário vai ligar Lisboa e Évora em maio com escritores e leitores

Um “comboio literário” vai ligar Lisboa e Évora, juntando escritores e leitores numa viagem cultural promovida pela Leya e pela CP.

Um “comboio literário” vai ligar Lisboa, Évora e Vila Viçosa nos dias 9 e 10 de maio, numa iniciativa promovida pelo grupo editorial LeYa, em parceria com a CP – Comboios de Portugal, que propõe dois dias de atividades culturais no Alentejo.

A iniciativa pretende reunir escritores e leitores numa experiência que combina a viagem ferroviária em carruagens históricas com um programa literário e patrimonial.

Segundo informação divulgada pela organização e citada pela agência Lusa, o evento contará com a participação de vários autores portugueses, entre os quais Ana Paula Tavares, Ângelo Delgado, Carla Louro, Daniel Sampaio, Domingos Amaral, Francisco Moita Flores, Isabela Figueiredo, João de Melo, João Fernando Ramos, João Pinto Coelho, Luísa Sobral, Maria João Lopo de Carvalho, Patrícia Portela, Pedro Chagas Freitas, Rodrigo Guedes de Carvalho e Susana Amaro Velho.

Viagem literária entre Lisboa e Évora

O programa começa no dia 9 de maio, com a credenciação dos participantes na estação de Santa Apolónia, em Lisboa, seguindo-se a partida do comboio literário às 10h20 em carruagens históricas da CP.

Durante o percurso está prevista uma paragem na estação de Casa Branca, onde decorrerá um momento simbólico com oferta das Bibliotecas LeYa às autarquias do percurso.

A chegada a Évora está prevista para as 12h40, seguindo-se o transporte para o centro histórico da cidade. O programa inclui um almoço de boas-vindas a convite da Câmara Municipal de Évora.

Durante a tarde haverá um percurso pedonal até à Sé Catedral de Évora, onde está agendado um concerto de órgão. Os participantes visitarão também o Templo Romano e a Feira do Livro de Évora, onde decorrerá um debate literário.

O dia termina com check-in no hotel Vila Galé Évora e um jantar literário, organizado com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Programa inclui visita ao Paço Ducal de Vila Viçosa

No segundo dia, 10 de maio, os participantes seguem para Vila Viçosa, onde está prevista uma visita ao Paço Ducal.

O programa inclui também um almoço a convite da Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Durante a tarde está previsto o regresso a Évora, com partida do comboio para Lisboa às 16h15 e chegada à estação de Santa Apolónia pelas 18h15.

Mais notícias

Cante alentejano, fandango e flamenco encontram-se num concerto gratuito em Évora

Évora recebe, no dia 25 de julho, o espetáculo “El Cante Rasgueado”, do artista...

Plataforma de visitas virtuais a museus e monumentos já está disponível – Governo

O Ministério da Cultura informou hoje que já está disponível em 360.patrimoniocultural.gov.pt a plataforma...

Linhas do Oeste e Alentejo reforçadas com automotoras da Linha do Algarve – Governo

O Governo disse que, com a operação ferroviária integralmente elétrica da Linha do Algarve...

Governo lança em outubro apoio de 1M€ para serviços educativos dos museus

O Governo vai lançar uma linha de financiamento para a criação ou melhoria de...

Piscinas de Évora encerram preventivamente após deteção de bactéria

As piscinas municipais de Évora foram encerradas preventivamente ao público, após terem sido detetados...

Piscinas de Évora encerram preventivamente após deteção de bactéria

As piscinas municipais de Évora foram encerradas preventivamente ao público, após terem sido detetados...

“Se tocar numa pessoa, já está ganho”: Albano Jerónimo leva “Revelação” à Sé de Évora

O ator Albano Jerónimo apresenta este sábado, 18 de julho, na Sé de Évora,...

Este vinho produzido perto de Évora conquistou ouro num concurso internacional em França

Um vinho produzido nos arredores de Évora foi distinguido num concurso internacional dedicado exclusivamente...

Évora reforça apoio aos Bombeiros Voluntários com aumento da verba anual para 240 mil euros

A Câmara Municipal de Évora reforçou o apoio financeiro à Associação Humanitária dos Bombeiros...