InícioAlentejoAlentejo CentralComboio Literário da LeYa...

Comboio Literário da LeYa liga Lisboa ao Alentejo com programação cultural em Évora e Vila Viçosa

Comboio Literário da LeYa passa por Évora e Vila Viçosa nos dias 9 e 10 de maio com debates, concertos e sessões de autógrafos.

O Comboio Literário promovido pela LeYa realiza-se nos dias 9 e 10 de maio, numa viagem cultural entre Lisboa, Casa Branca, Évora e Vila Viçosa, reunindo escritores, músicos e leitores em várias iniciativas ligadas à literatura e à promoção da leitura.

A iniciativa pretende associar simbolicamente a literatura ao comboio enquanto espaço de encontro, criação e imaginação, evocando a presença do transporte ferroviário em várias narrativas literárias ao longo da história.

O programa arranca no sábado, dia 9 de maio, com a partida do Comboio Literário de Lisboa às 10h15. A viagem inclui uma paragem na estação de Casa Branca, entre as 12h00 e as 12h25, para um momento simbólico e a oferta das Bibliotecas LeYa às autarquias abrangidas pelo percurso.

Debates literários e concerto em Évora

Após a chegada a Évora, os participantes seguem para o centro histórico, onde decorrerá um almoço de boas-vindas promovido pela Câmara Municipal de Évora.

Durante a tarde, está prevista uma visita à Sé Catedral de Évora, incluindo um concerto de órgão, seguindo-se a deslocação até à Feira do Livro de Évora.

Entre as 16h00 e as 16h30 realizam-se sessões de autógrafos com autores da LeYa. A programação inclui ainda dois debates literários.

O primeiro painel, marcado para as 16h30, terá moderação da editora Maria do Rosário Pedreira e contará com a participação de Daniel Sampaio, Isabela Figueiredo, João Pinto Coelho e Rodrigo Guedes de Carvalho, sob o tema «A Viagem das Palavras».

Pelas 17h30 decorre o segundo painel, moderado pelo editor Zeferino Coelho, com Ângelo Delgado, Patrícia Portela e Susana Amaro Velho. O debate terá como tema «Narrar o Agora».

O primeiro dia termina com um concerto de Luísa Sobral no palco da Feira do Livro de Évora, agendado para as 18h15.

Vila Viçosa recebe segundo dia da iniciativa

No domingo, 10 de maio, a programação prossegue em Vila Viçosa, com uma visita ao Paço Ducal entre as 10h00 e as 12h15.

O Cineteatro Florbela Espanca acolhe, às 11h15, um novo debate literário moderado pela editora Marta Ramires. Participam Domingos Amaral, Maria João Lopo de Carvalho, Francisco Moita Flores e João Fernando Ramos, num painel subordinado ao tema «Entre a Ficção e a Verdade da História».

O almoço decorre no Seminário São José, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Viçosa. Durante a tarde está ainda prevista uma intervenção de Hugo Van Der Ding, com «Família Surreal», antes do regresso a Évora.

Mais notícias

Festas de São Romão (Vila Viçosa) regressam em agosto: Conheça o cartaz

As Festas em Honra de São Romão regressam à aldeia do concelho de Vila...

Falhas informáticas no Hospital de Évora condicionam urgência e obrigam a acionar plano de contingência

O Serviço de Urgência Polivalente do Hospital do Espírito Santo de Évora encontra-se a...

Vila Viçosa: Espólio arqueológico encontrado em 1994 volta a contar a história do Convento das Chagas (c/fotos)

Um conjunto de vestígios arqueológicos recolhidos durante as obras de adaptação do antigo Convento...

Sousel recebe 18.º Desfile de Marchas Populares com estreia de grupo de Lisboa

O concelho de Sousel volta a celebrar os Santos Populares com a realização do...

Novo programa incentiva pintura das fachadas do centro histórico de Évora

A Câmara de Évora lançou um programa para incentivar a pintura das fachadas do...

Évora recebe pela primeira vez curso que liga biotecnologia aos desafios da agricultura mediterrânica

A Universidade de Évora acolhe, entre os dias 6 e 9 de julho, a...

PsiEquilibra promove oficina intergeracional sobre memória e emoções em Évora

A PsiEquilibra vai promover, no próximo dia 4 de julho, em Évora, a oficina...

Évora e Beja entre os distritos com maior quebra na criação de empresas até maio de 2026

Os distritos de Évora e Beja registaram algumas das maiores reduções na constituição de...

Évora prepara renovação do Centro Histórico com campanha de pintura de fachadas

A Câmara Municipal de Évora aprovou os princípios orientadores do programa “Casario Branco”, uma...

Mais visto