Comando Territorial de Beja da GNR tem novo comandante

Tomada de Posse da GNR

O Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana tem, desde o passado dia 2 de novembro, um novo comandante, o coronel Altide Cruz

A tomada de posse ocorreu ontem, numa cerimónia que foi presidida pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Rui Manuel Carlos Clero, e que teve lugar nas instalações do Comando da Unidade.

De salientar que, o coronel Altide Cruz nasceu a 11 de março de 1971 e é natural da Guiné-Bissau. É mestre em Ciências Militares, na especialidade de Segurança (GNR) pela Academia Militar. Possui pós-graduações em Guerra da Informação/Competitive Intelligence pela Academia  Militar, em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e em Gestão de Informações e Segurança, pela Information Management School da Universidade Nova de Lisboa.

Ingressou nos quadros permanentes da Guarda Nacional Republicana em 1991, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam:

– Comandante do Destacamento Territorial de Loures;

– Comandante do Destacamento de Trânsito de Setúbal;

– Oficial de Segurança do Comando-Geral GNR;

– Chefe da Repartição de Contrainformação;

– Chefe do Grupo Operativo da GNR no Gabinete Nacional Sirene;

– Adjunto do Chefe de Estado-Maior da Força de Gendarmerie Europeia (EUROGENDFOR) para a área do planeamento e doutrina, em Itália;

– Chefe da Divisão de Contrainformação e Segurança;

– Chefe da Divisão de Informações;

– Diretor da Direção de Informações;

– Professor da Unidade Curricular Produção de Informações do Mestrado em Direito e Segurança;

– Professor no Instituto Médio de Ciências Policiais de Angola;

– Auditor de Segurança Interna;

– Comandante do Centro de Formação de Portalegre.

Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, nacionais e estrangeiras.

O Comando Territorial de Beja é responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em todo o distrito, tendo a seu cargo uma área de policiamento com um total de 10 038 km2 e a responsabilidade da segurança de 118.779 habitantes. Integra um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito e cinco Destacamentos Territoriais, designadamente: Almodôvar, Aljustrel, Beja, Moura e Odemira, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 34.