Cobertura de Fibrocimento em algumas escolas do Alentejo, um problema identificado por programa ambiental da CIMAC

A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central recebeu, recentemente, a equipa de coordenação do projecto LIFE – myBUILDINGisGREEN – Adaptação de Edifícios às Alterações Climáticas, um projecto europeu do qual a CIMAC é parceiro.

De acordo com a CIMAC, “o projeto LIFE – myBUILDINGisGREEN – Adaptação de Edifícios às Alterações Climáticas tem como objectivo o estudo da aplicação de “soluções baseadas na natureza” (NBS) para a resolução da problemática das alterações climáticas e o impacto que as mesmas têm nos edifícios. No Alentejo Central será seleccionada, de acordo com os critérios estabelecidos para testar este projecto, uma escola piloto.”

No debate decorrido na CIMAC, foi explanado que um dos problemas com os quais a equipa do projecto se deparou são as coberturas de fibrocimento que persistem ainda em algumas escolas. Importa esclarecer que o projecto LIFE – myBUILDINGisGREEN – Adaptação de Edifícios às Alterações Climáticas não tem como principal objectivo a resolução desta situação, uma vez que não existe uma verba prevista especificamente para este efeito.