Cláudia Gaspar já assumiu a presidência nova Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos

Pela primeira vez em 20 anos, a Ordem dos Arquitectos (OA), sofreu um processo de descentralização, iniciado com as eleições internas que decorreram no passado dia 16 de Julho 2020. De duas Secções regionais (as extintas Norte e Sul) a OA passou agora a ter sete – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores.

A implementação da Primeira Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos é por isso um marco histórico, que permitirá uma maior aproximação da OA aos seus membros, ao território e à sociedade.

A cerimónia de apresentação dos órgãos sociais que constituem a nova Secção Regional do Alentejo, num total de 19 Arquitectos, decorreu no passado dia 23 Julho, no Forte da Ilha do Pessegueiro, em Porto Covo.

Do Conselho Directivo Regional fazem parte, a presidente Cláudia Gaspar, o vice-presidente Nelson Rosmaninho, os vogais Elsa Barrelas, Nuno Santana, Cláudia Petronila e o suplente Luís Serrano. A Assembleia Regional é presidida por Fátima Matos, os vogais Martin Trueb, Graça Faísca e Pedro Palheta, como suplente. O Conselho de Disciplina tem como presidente Henrique Schreck, os vogais Carolina Matos, Carlos Baioneta de Almeida, Telma Félix, João Pires e os dois suplentes Rita Pereira e Pedro Pinho Neves. Ainda os Delegados José Luís Fernandes, e Inês Mendes, como suplente, que integram, pelo círculo territorial do Alentejo, a Assembleia de delegados.

Nos próximos 3 anos, em nome de todos os arquitectos, iremos trabalhar no Alentejo, em prol de uma maior proximidade e comunicação entre os vários intervenientes do processo de construção da paisagem: os arquitectos, as diferentes instituições e a sociedade”, refere a Arquitecta Cláudia Gaspar, Presidente da nova Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos.