Cinco municípios do distrito de Évora vão avançar com uma candidatura a “Cidade do Vinho 2025”, foi agora revelado.
Esta decisão foi anunciada, no final de uma reunião, que ocorreu na passada semana em Borba e que reuniu os municípios de Borba, Alandroal, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e a Associação dos Técnicos Viticultores do Alentejo (ATEVA).
Presente esteve ainda a AMPV – Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, entidade promotora do Concurso.
A “Cidade do Vinho 2025” pretende promover e realizar um vasto conjunto de atividades e iniciativas, ligadas ao vinho, com visibilidade regional, nacional e internacional.
Em declarações a’ODigital.pt, o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, explicou que “a ideia é prepararmos a candidatura para entregar na Assembleia da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e ir a votação no dia 30 de abril nessa assembleia”.
“Borba, Redondo e Estremoz têm grandes produtores e muitas adegas e muita quantidade de vinha. Vila Viçosa não tem muitas, tem três adegas e tem vários produtores, mas tem também tradição histórica e uma forte ligação ao vinho e à vinha, pois, atualmente há muito olival, mas há umas centenas de anos era só vinhedos”, frisou Inácio Esperança.
Para o autarca calipolense, “estes cinco municípios juntos são uma cidade já com uma dimensão razoável, que permite, no fundo, ter outras valências e outras envolventes para disponibilizar aos turistas e que de alguma forma permita que fiquem aqui pelo território alguns dias e com isso se encaixem mais valias para a hotelaria, para a restauração, para o comércio e para todos, no fundo.”
Caso esta candidatura seja aprovada, considera Inácio Esperança que “acrescentará valor à região e será muito bom estes municípios”, concluiu.
















