A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) foi reconhecida esta semana, na BTL 2026, como a região que até ao momento mais material enviou para apoiar os municípios afetados pela tempestade Kristin, na Região de Leiria.
O reconhecimento foi feito pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, durante a inauguração do seu espaço na Bolsa de Turismo de Lisboa, tendo sido recebido, em representação da CIMAC, pelo presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sadio.
Reconhecimento público na BTL 2026
À margem da cerimónia, José Daniel Sadio, em declarações ao Jornal ODigital.pt considerou que o gesto representou «um gesto de gratidão» por parte da Comunidade Intermunicipal de Leiria e dos autarcas da região afetada.
«Quando nos juntámos na CIMAC para concertar uma ajuda, fizemo-lo porque tínhamos a noção da dificuldade dos nossos colegas e dos nossos concidadãos naquela região», afirmou.
O autarca sublinhou que a mobilização foi transversal aos municípios do Alentejo Central, envolvendo diferentes entidades e agentes no terreno.
«Fizemo-lo de forma empenhada, todos a tentar dar o máximo para mitigar as dificuldades que estavam a viver e que se vão vivendo», acrescentou.
Mais de três dezenas de camiões enviados
Desde o início da operação solidária, partiram do Alentejo Central mais de três dezenas de camiões carregados com materiais de construção, bens alimentares e outros produtos de primeira necessidade.
Entre os materiais enviados contam-se telhas, lonas, cimento e outros materiais essenciais à reconstrução, bem como alimentos, roupa, mantas e produtos de higiene.
A operação foi coordenada pela CIMAC, em articulação com os municípios, serviços municipais de proteção civil, bombeiros e outras entidades, assegurando a recolha, armazenamento e expedição dos donativos.
União como resposta à adversidade
José Daniel Sadio afirmou que o facto de o Alentejo Central ter sido a região que mais contribuiu «é um dado que registamos», mas destacou que o mais relevante foi «o sentimento que nos uniu».
O presidente da Câmara de Estremoz recordou que, para além dos danos materiais, a tempestade Kristin provocou perdas humanas, sublinhando que «perante a maior dificuldade, só há um caminho: a união».
«Só juntos, unidos, conseguimos suplantar as dificuldades», declarou, acrescentando que leva o reconhecimento recebido «com gratidão e consideração por todos» os autarcas e entidades envolvidas.
O momento na BTL 2026 surge assim como um reconhecimento público do esforço conjunto dos municípios do Alentejo Central na resposta à emergência provocada pela tempestade Kristin, num processo que continua a acompanhar as necessidades das populações afetadas.



































