CIMAC faz balanço final do projeto que capacitou os agentes das indústrias culturais e criativas

chebec

Terminou, no final de 2020, o projeto Chebec, na qual a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) participou. Este projeto teve o objetivo de capacitar os agentes das indústrias culturais e criativas para a internacionalização do seu trabalho e a procura de novos mercados.

Passados cerca de 5 meses, a CIMAC faz agora um balanço da participação no projeto. Estes foram os resultados:

 – Foram 82 as organizações culturais e criativas que participaram no programa de internacionalização

 – Foram ministradas perto e 400 horas de formação

 – Foram providenciadas quase 1280 horas de consultoria a um total de 65 beneficiários

 – 2 das 3 ações de mobilidade foram executadas e em cada uma participaram 40 beneficiários. A ação de mobilidade em Bolonha teve de ser cancelada devido à pandemia de Covid-19.

 – Foram financiados 18 planos de internacionalização, resultando num investimento total por parte dos parceiros de quase 50 mil euros.

 – Foram desenvolvidas 3 ferramentas web. A Internationalization Readiness Webtool, o mapa online para apoiar start-ups e o mapa de clusters e redes das ICC.

O projeto Chebec é um projeto europeu financiado pelo programa Interreg MED com implementação entre fevereiro de 2018 e outubro de 2020, contando com 10 parceiros e 5 parceiros associados de França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Bósnia e Herzegovina e Sérvia.