InícioAlentejoAlentejo CentralCidade do Vinho 2025...

Cidade do Vinho 2025 reforçou escala regional e projeção de Estremoz, diz autarca

Presidente da Câmara de Estremoz diz que Cidade do Vinho 2025 reforçou união regional e impulsionou o turismo.

O presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Sádio, fez um balanço do ano em que o concelho integrou a iniciativa Cidade do Vinho 2025, destacando o papel do projeto na promoção do setor vitivinícola e na cooperação entre municípios.

“Um balanço muito, mas mesmo muito positivo”, afirmou, sublinhando a relevância económica do vinho para Estremoz e para o Alentejo.

Cinco concelhos unidos em torno do vinho e da Serra d’Ossa

José Sádio defendeu que a iniciativa permitiu mostrar não apenas a qualidade dos vinhos, mas também a importância de os territórios de baixa densidade trabalharem em conjunto.

“Os cinco municípios conseguiram não só mostrar a excelência dos vinhos que cada um tem nos seus territórios”, referiu, acrescentando que é “desejável que cada vez mais territórios como os nossos se juntem, que se unam em torno de projetos comuns”.

O autarca destacou ainda que o somatório das valências de cada concelho contribuiu para afirmar a região. “Cada um tem o seu potencial. O somatório de cada um fez uma grande cidade”, afirmou.

Gala de encerramento realizada em Estremoz

Estremoz recebeu a gala de encerramento da Cidade do Vinho 2025, um momento que José Sádio considerou simbólico para o concelho.

“É um grande orgulho”, disse, acrescentando que o município ficou satisfeito por acolher o evento no Teatro Municipal e por poder mostrar “a mais valia do nosso concelho e o potencial que temos”.

Turismo em crescimento apesar da ausência de números oficiais

Questionado sobre o impato turístico da iniciativa, o presidente da Câmara admitiu que ainda não existem dados finais, mas defendeu que o efeito foi positivo.

“Apesar de não termos ainda números oficiais, não temos nenhuma dúvida que parece ser boas”, afirmou, considerando que o projeto contribuiu “sobremaneira para o crescimento do setor turístico do nosso concelho”.

Continuidade e escala como legado da iniciativa

José Sádio sublinhou que o principal legado passa pela capacidade de intervenção que os municípios ganham quando atuam em rede.

“Ganhamos escala, ganhamos capacidade de intervenção”, disse, defendendo que a proximidade entre concelhos deve ser aproveitada: “Somos vizinhos sem fronteiras uns dos outros”.

O autarca acredita ainda que o setor vitivinícola também beneficiou do projeto. “Cada um deles sentiu também que este projeto ajudou de alguma forma. Não tenho dúvidas sobre isso”, concluiu.

A iniciativa reuniu os concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa, sendo promovida pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), que encerrou este sábado com uma gala em Estremoz.

Mais notícias

Noites no Lago levam quatro espetáculos ao Lago do Gadanha em Estremoz

O Lago do Gadanha, em Estremoz, recebe, entre 11 de julho e 1 de...

Barragem de Veiros recebe o festival “Go To Waterline” nos dias 10 e 11 de julho

A Barragem de Veiros, no concelho de Estremoz, recebe nos dias 10 e 11...

Montes Claros quer criar geoparque na Zona dos Mármores e da Raia: “O objetivo é envolver toda a gente”

A Associação de Desenvolvimento Montes Claros quer criar um geoparque na Zona dos Mármores...

Portalegre aposta na tapeçaria para integrar Bienal Internacional do Alentejo

O Município de Portalegre vai integrar a BIALE_27 – Bienal Internacional do Alentejo com...

Orquestra Ligeira do Exército dá concerto gratuito em Estremoz nas comemorações dos 100 anos da cidade

A Orquestra Ligeira do Exército vai atuar em Estremoz no dia 18 de julho...

Estremoz presta tributo a André Soares, um exemplo de superação e dedicação

O Município de Estremoz homenageou, esta sexta-feira, o paraciclista André Soares com a inauguração...

Estremoz reforça cooperação com Extremoz do Brasil em visita oficial

Uma comitiva oficial do Município de Estremoz realizou uma visita institucional à cidade de...

FIDMOZ arranca em Estremoz com cerca de 4000 atletas e aposta no desporto para todas as idades (c/fotos)

A V FIDMOZ – Feira Internacional do Desporto de Estremoz arrancou esta sexta-feira, 3...

RC3 de Estremoz já percorreu mais de 8.000 quilómetros na prevenção de incêndios rurais

O Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3), sediado em Estremoz, já percorreu 8.184 quilómetros...