InícioÚltimasCiclone Gabrielle poderá afetar...

Ciclone Gabrielle poderá afetar Portugal continental a partir de 27 de setembro

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou esta terça-feira que o ciclone tropical Gabrielle deverá atingir Portugal continental já em fase de depressão pós-tropical.

De acordo com o comunicado do IPMA, às 12:00 UTC de 24 de setembro, o ciclone encontrava-se em 36°N 50°W, com uma pressão mínima no seu centro de 962 hPa, segundo dados do National Hurricane Center (NHC).

O Gabrielle mantém a trajetória para leste/nordeste, aproximando-se do arquipélago dos Açores como furacão, dirigindo-se posteriormente para leste/sueste em direção ao continente. O impacto deverá ocorrer a partir das 12:00 UTC de 26 de setembro.

O IPMA prevê que, a partir do final do dia 27, o litoral oeste registe períodos de chuva ou aguaceiros, com probabilidade inferior a 50%, que poderão ser acompanhados de trovoadas. A instabilidade atmosférica deverá estender-se ao restante território, em particular às regiões do Centro e Sul, no dia 28.

Está também previsto um aumento da intensidade do vento nas terras altas e no litoral oeste, bem como da agitação marítima.

O IPMA salientou que existe incerteza na trajetória da depressão pós-tropical, o que poderá levar a alterações nas previsões para os dias 27 e 28, em especial na distribuição da precipitação, na intensidade do vento e no estado do mar.

O instituto acrescentou que, consoante a evolução da situação, poderá emitir avisos meteorológicos, ainda que tal seja considerado pouco provável neste momento.

Mais notícias

Calor: Portalegre aciona plano de contingência e disponibiliza espaços climatizados

A Câmara de Portalegre ativou hoje um plano de contingência para fazer face ao...

Câmara de Almodôvar cria zona de apoio à população contra ondas de calor

Uma Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) foi criada pela Câmara de...

Alentejo regista alguns dos valores mais elevados da onda de calor de maio

A onda de calor que afeta Portugal continental desde 20 de maio continua a...

Catorze distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Catorze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido ao tempo quente,...

Portugal continental em onda de calor e temperaturas vão manter-se elevadas

O tempo quente vai manter-se em Portugal continental com as temperaturas máximas a poderem...

Temperaturas até 38 graus e poeiras em suspensão previstas para o Alentejo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma subida significativa das...

Prepare-se: Calor pode levar os termómetros aos 35 graus já nos próximos dias

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma subida gradual das...

Chuva coloca distritos do Alentejo sob aviso amarelo esta terça-feira

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão...

Évora e Beja entre os distritos mais secos do país em abril, indica IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou os resumos dos Boletins...