Ciclo de vida financeira das Famílias: A vida financeira começa na primeira conta?

Fundo de Emergência

Há pais que decidem abrir a primeira conta bancária quando o filho nasce e começam desde cedo a juntar as poupanças para quando este atingir a maioridade. Outros decidem fazê-lo por ocasião da atribuição da primeira semanada ou mesada. 

Mas a maioria dos jovens decide abrir a primeira conta bancária quando começa a trabalhar e recebe o primeiro ordenado, altura em que considera ter as “rédeas da vida”. Para muitos o início da sua vida financeira começa de facto com a abertura da primeira conta de depósito à ordem no banco.

Qual será então a altura ideal para abrir a primeira conta bancária? A opção será de cada um, mas quanto mais cedo melhor, como catalisador de poupança e instrumento que ajudará na organização do orçamento pessoal e na gestão das finanças pessoais.

Algumas dicas para quem quer abrir a primeira conta:

Saiba escolher o “melhor banco” e o tipo de conta adequado.

Um grande número de bancos oferece contas para jovens, em regra até aos 25 anos, isentando de comissões de manutenção. Mas deve estar atento, depois desta data, para a possível cobrança.

Antes de abrir a conta peça a FIN- Ficha de Informação Normalizada, que deve ser fornecida por qualquer banco e que permite comparar condições aplicáveis. Compare custos associados (ex. º comissão de abertura, anuidade dos cartões, transferências) e taxas de juro aplicáveis (ex. º nos créditos e depósitos/investimentos financeiros), optando pelo mais favorável.

Por onde começar? 

Há bancos que exigem um saldo inicial, pelo que deverá juntar algum dinheiro para abrir a conta. Poderá ser uma conta poupança com entregas fixas regulares, que permitirão desde cedo adquirir hábitos saudáveis de poupança e obrigarão a alguma disciplina e compromisso, através da definição de objetivos de poupança mensal. 

Não se deixe levar pelas aparências.

Lá porque os seus amigos, ou os seus pais, têm conta aberta naquele banco, não quer dizer que seja o melhor para si. Escolha o banco mais adequado ao seu perfil e necessidades.

Banca digital ou com agência próxima de casa?

Hoje pode optar por abrir conta sem sair de casa e com garantia de segurança. Quase todos os bancos oferecem um conjunto de serviços através de aplicações que poderá utilizar para consulta e efetuar transações. 

Lembre-se: A conta bancária encoraja bons hábitos financeiros. Consulte regularmente o extrato mensal, controle o saldo da conta e promova a poupança!

Em caso de duvide, contacte a DECO Alentejo e agende o seu atendimento: 266 744 564 | deco.alentejo@deco.pt