InícioÚltimasCERCI Estremoz lança projeto...

CERCI Estremoz lança projeto para promover a saúde e inclusão de jovens com necessidades especiais

A CERCI Estremoz deu início ao projeto AVATAR, uma iniciativa inovadora com financiamento dos Prémios BPI Fundação “la Caixa” – Capacitar 2024.

O projeto visa apoiar crianças e jovens com Perturbações do Espetro Autista (PEA) e Pessoas com Deficiência e Incapacidade (PDi), através de uma abordagem abrangente que promove o bem-estar emocional, social, psicológico e físico.

Com uma duração prevista de 12 meses, o programa inclui sessões semanais estruturadas para três grupos etários: crianças dos 6 aos 10 anos, jovens dos 11 aos 15 anos e adolescentes dos 16 aos 29 anos. Cada grupo participará em atividades voltadas para a promoção de hábitos de vida saudável, desenvolvimento de competências emocionais, prevenção de doenças mentais e educação afetivo-sexual. O projeto também prevê o acompanhamento psicológico individualizado, permitindo um apoio mais adaptado às necessidades específicas de cada beneficiário.

Uma das inovações do projeto é a criação da Task Force AVATAR, composta por entidades locais que colaboram para minimizar as vulnerabilidades socioeconómicas dos participantes. Esta equipa será responsável por promover atividades desportivas, consultas de nutrição e outras iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens envolvidos.

A ligação com as famílias dos participantes também é central para o sucesso do projeto. Workshops direcionados aos pais e encarregados de educação vão capacitá-los com ferramentas para apoiar o desenvolvimento dos seus filhos. Estão previstas reuniões mensais e a distribuição de materiais informativos para estimular a aprendizagem no ambiente familiar.

De acordo com a Vice-Presidente da CERCI Estremoz, Helena Caldeira, o projeto AVATAR pretende beneficiar diretamente muitas crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos. “Ao promover a adoção de hábitos saudáveis e a gestão emocional, o projeto visa não apenas melhorar a qualidade de vida dos participantes, mas também fortalecer as suas competências sociais e emocionais, contribuindo para a sua inclusão na vida cívica e ativa”, afirmou.

O projeto também tem potencial para gerar efeitos positivos na comunidade de Estremoz. A sensibilização para as necessidades das pessoas com PEA e PDi e a promoção de práticas inclusivas são aspetos que poderão fomentar um ambiente mais empático e responsável.

Helena Caldeira reforçou ainda o papel crucial do apoio recebido pelos Prémios BPI Fundação “la Caixa”, sublinhando que o desenvolvimento da iniciativa não seria possível sem este financiamento. “O projeto AVATAR representa um passo significativo na luta pela inclusão e promoção da saúde das crianças e jovens com PEA e PDi, reafirmando o compromisso da CERCI Estremoz com o desenvolvimento local”, concluiu.

Mais notícias

EDM lança concurso de 130 mil euros para preparar intervenção de mitigação de riscos em pedreira de Estremoz

A Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) lançou um concurso público para contratar a elaboração...

Entre telescópios e painéis solares, crianças de Estremoz exploram a natureza e a energia renovável

A Akuo promoveu, nos dias 9 e 14 de julho, duas iniciativas de sensibilização...

Estremoz lança concurso de 265 mil euros para instalar sistema de micromedição da água

A Câmara Municipal de Estremoz lançou um concurso público para a instalação de um...

Nisa é o município mais barato do Alentejo para comprar casa

Nisa é o município mais barato do Alentejo para comprar casa, com um preço...

Pedreira junto ao cemitério é o único caso crítico em Estremoz e vai ser avaliada, diz José Sádio

A pedreira situada junto ao cemitério é o único caso identificado em situação crítica...

EDM prevê lançar estudos em pedreira de Estremoz e prepara intervenção “musculada” em Borba

A Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) prevê lançar esta semana um procedimento para concluir...

Zona dos mármores tem 55 pedreiras críticas: Governo diz que não vai “pura e simplesmente soterrá-las” (c/fotos)

A zona dos mármores do Alentejo tem 55 pedreiras identificadas em situação crítica, revelou...

Noites no Lago levam quatro espetáculos ao Lago do Gadanha em Estremoz

O Lago do Gadanha, em Estremoz, recebe, entre 11 de julho e 1 de...

Barragem de Veiros recebe o festival “Go To Waterline” nos dias 10 e 11 de julho

A Barragem de Veiros, no concelho de Estremoz, recebe nos dias 10 e 11...