InícioEconomiaCerca de uma centena...

Cerca de uma centena de empresas do Alentejo recebeu o estatuto PME Excelência 2023

O IAPMEI atribuiu o estatuto PME Excelência 2023 a 4 136 empresas, representativas de diversos setores de atividade, empregando um total de 132 973 trabalhadores.

Desde a criação deste reconhecimento, em 2009, o número de empresas distinguidas cresceu de 376 para mais de 4 mil, apesar das exigências dos critérios de seleção e dos desafios económicos.

O setor do Comércio lidera em representatividade, com 1 261 empresas (30,5%), seguido pela Indústria, que agrega 1 087 empresas (26,3%). Os setores de Serviços, Turismo e Construção e Imobiliário também se destacam, com 565 (13,7%), 521 (12,6%) e 453 empresas (11,3%), respetivamente.

Geograficamente, os distritos do Porto (815 empresas), Lisboa (763), Braga (417) e Aveiro (370) apresentam as maiores concentrações.

No Alentejo, foram distinguidas 87 empresas, distribuídas da seguinte forma:

  • Évora: 1%, com 40 empresas.
  • Beja: 0,8%, com 34 empresas.
  • Portalegre: 0,3%, com 13 empresas.

As PME Excelência 2023 registaram um desempenho económico significativo em 2022, com um aumento de 53% nos resultados líquidos e de 15,9% no ativo líquido, além de um reforço dos capitais próprios em 23,2%. A autonomia financeira média destas empresas é de 62,2%, e os indicadores de rendibilidade líquida dos capitais próprios e EBITDA/Ativo situam-se em 27,3% e 24,4%, respetivamente.

Mais notícias

Projeto europeu quer acelerar transformação digital das empresas do Alentejo

As pequenas e médias empresas do Alentejo vão ser abrangidas por um novo projeto...

Insolvências aumentam em Beja, Évora e Portalegre no primeiro semestre de 2026

Os distritos de Beja, Évora e Portalegre registaram um aumento das insolvências declaradas durante...

Roberto Grilo defende que Arronches prova que a baixa densidade «não significa baixa capacidade económica»

O vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Roberto Grilo,...

Não é só uma feira: Autarca explica porque a FAE é decisiva para Arronches (c/fotos)

A XV Feira das Atividades Económicas de Arronches arrancou esta quinta-feira, 9 de julho,...

OCDE alerta para práticas laborais que podem travar salários e mudanças de emprego em Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) alerta para práticas no mercado...

Start Campus admite criar “mini-aldeia” temporária em Sines para alojar trabalhadores

A Start Campus admite criar uma “mini-aldeia” temporária em Sines, com alojamento e serviços,...

Investidor ligado à CALB avança com empreendimento de 53M€ em Vila Nova de Santo André

Um investidor internacional, identificado pelo Jornal de Negócios como sendo a empresa chinesa CALB,...

Alentejo 2030 com 1,6ME para proteger e valorizar património natural

O Programa Regional Alentejo 2030 tem abertas candidaturas a um concurso, até 31 de...

ACM reserva terreno na ZILS para instalar refinaria de antimónio em Sines

A futura refinaria de antimónio da ACM – Alchemy & Critical Metals, Lda., prevista...