Quarta-feira, Setembro 28, 2022
Pub

Cepsa e Endesa assinam acordo para instalar 75 postos de recarga ultrarrápida em Portugal e Espanha

- Publicidade -
- Publicidade -

A Cepsa e a Endesa selaram hoje um acordo pioneiro , que ajudará a acelerar a transição energética em Portugal e Espanha, promovendo a descarbonização do transporte e a promoção da mobilidade sustentável.  Philippe Boisseau, CEO da Cepsa, e José Bogas, CEO da Endesa, assinaram hoje o acordo, na companhia de Maarten Wetselaar, que será o novo CEO da Cepsa a partir do próximo dia 1 de janeiro.

A Cepsa, em conjunto com a Endesa X (linha de negócios de mobilidade elétrica da Endesa), prepara-se assim para oferecer uma proposta diferenciada no mercado ibérico de mobilidade elétrica, graças à sua vasta capilaridade. Ambas as empresas vão trabalhar em conjunto, com o objetivo de desenvolver aquela que será a maior rede de carregamento ultra-rápido de Portugal e Espanha na estrada (on the go). 

A nova infraestrutura que a Cepsa vai construir de base (pontos de recarga de 150 kW, localizados nos principais corredores e vias de comunicação), vai juntar-se aos planos para o desenvolvimento da actual infraestrutura de carregamento da Endesa X, que chegam actualmente aos 75 pontos de recarga ultrarrápida, em 25 locais em toda a Espanha. Estes equipamentos permitirão que os clientes carreguem 80% da bateria de seus veículos elétricos, em cerca de 10 minutos.

Os clientes da Cepsa e Endesa vão poder utilizar todos os carregadores públicos de ambas as empresas, através das suas respectivas plataformas digitais (apps). O que quer dizer que estes pontos serão redes de carregamento totalmente interoperáveis. Este é um facto bastante relevante, pois os clientes poderão usar qualquer carregador, de ambas as empresas, podendo escolher para o efeito tanto a app da Cepsa como da Endesa X (JuicePass).  Graças a esta interoperabilidade, os clientes da Cepsa poderão desfrutar, já desde o início do ano, dos quase 2.800 pontos de carregamento que a Endesa X já tem disponíveis , em cidades, principais eixos viários, como em zonas rurais, para ligar as diferentes zonas de Espanha, com recurso a várias tecnologias (ultra-rápida, rápida e semi-rápida). 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Vila Viçosa vai ter um Polo da Universidade Popular Túlio Espanca

O Município de Vila Viçosa e a Universidade de Évora assinaram um “Protocolo de Colaboração” com o objetivo de instituir um Polo da Universidade...

Évora: Associação Cívica “Cuidar de Évora” promove conferência

A Associação Cívica Cuidar de Évora (ACCE), vai promover um ciclo de conferências na cidade de Évora. Esta associação pretende “promover o estudo e o...