InícioÚltimasCentro de Ciência do...

Centro de Ciência do Café em Campo Maior integra rede nacional de Centros Ciência Viva

O Centro de Ciência do Café (CCC), em Campo Maior, distrito de Portalegre, integra a partir de hoje a rede nacional de Centros Ciência Viva, passando esta estrutura a contar com 22 entidades agregadas.

Em comunicado, o CCC indica que a assinatura do protocolo de adesão com a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica decorreu no 26.º Encontro da Rede de Centros Ciência Viva, realizado em Campo Maior.

O CCC, pertencente ao grupo Delta Cafés, é o terceiro espaço de divulgação científica na região do Alentejo a integrar a rede, depois da Mina de Ciência – Centro Ciência Viva do Lousal, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal, e o Centro Ciência Viva de Estremoz, no distrito de Évora.

Com uma área total de 3.426 metros quadrados, o CCC é um espaço que reúne conhecimento científico, atividades interativas e espaços de formação, promovendo uma experiência de aprendizagem aos visitantes.

Inspirado pelo universo do café, o CCC reúne áreas de conhecimento, desde o ciclo da planta ao grão, passando pela torra e por modelos de consumo e assume como missão a promoção da ciência e a sustentabilidade associadas ao café.

Com a entrada no projeto, o CCC passará a integrar uma rede colaborativa que promove dois encontros anuais de diretores de centros e diversas ações de formação dirigidas a monitores.

Estas iniciativas destinam-se a fomentar a partilha de conhecimento, experiências e boas práticas entre os diferentes centros da rede.

Citada no comunicado, a presidente dos Centros de Ciência Viva, Rosália Vargas, sublinha que a entidade que gere conta com uma “rede dinâmica em contínua expansão” e em “estreita colaboração” com autarquias, instituições científicas, empresas, investigadores e comunidade educativa.

“A integração do CCC na rede vem reforçar a missão da Ciência Viva, que há 29 anos promove a cultura científica e tecnológica”, acrescenta.

Também citado no comunicado, o presidente do conselho de administração da Delta Cafés, João Manuel Nabeiro, considera que ao integrar a rede, o CCC reforça o “compromisso em inspirar gerações” através da ciência, da sustentabilidade e da valorização do café como produto de conhecimento e cultura.

“Este passo fortalece a nossa missão de aproximar o público da ciência e da inovação, promovendo uma aprendizagem onde a curiosidade se transforma em descoberta e o café serve de ponto de partida para explorar múltiplas áreas do saber”, considera.

No comunicado é ainda referido que os 22 centros vão continuar a “promover a cultura científica e tecnológica em todo o país”, acompanhando o “crescente interesse” das famílias, dos turistas e das escolas em iniciativas de sensibilização e democratização da ciência em Portugal.

Mais notícias

Festival Raya termina este domingo com programação dedicada aos mais novos em Campo Maior

O Festival Raya 2026 termina este domingo, 5 de julho, em Campo Maior, com...

Festival Raya recebe Syro este sábado em Campo Maior

O Festival Raya 2026 prossegue este sábado, 4 de julho, em Campo Maior, com...

Festival Raya arranca com milhares de pessoas em Campo Maior (c/fotos)

O Festival Raya arrancou esta quinta-feira, 2 de julho, em Campo Maior, com milhares...

Parlamento manifesta pesar pela morte do antigo deputado do PS Francisco Fonenga

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo...

Festival Raya continua em Campo Maior com Bispo no segundo dia

O Festival Raya 2026 prossegue esta sexta-feira, 3 de julho, em Campo Maior, com...

Campo Maior: Festival RAIA arrancou com “casa cheia” e autarca destaca “marca própria” do concelho

O Festival RAIA arrancou esta quinta-feira, em Campo Maior, com “casa cheia” e com...

Colisão entre camião e carro entre Elvas e Campo Maior provoca um ferido grave

Uma colisão entre um pesado de mercadorias e um ligeiro de passageiros teve lugar...

Festival Raya arranca em Campo Maior com Nininho Vaz Maia e transmissão do Portugal-Croácia

O Festival Raya 2026 arranca esta quinta-feira, 2 de julho, em Campo Maior, com...

Festival Raya regressa a Campo Maior com Nininho Vaz Maia, Bispo e Syro

O Festival Raya está de regresso a Campo Maior entre os dias 2 e...