Central fotovoltaica deverá nascer no concelho de Nisa, com a capacidade de abastecer 100 mil casas

Central fotovoltaica

Está em consulta pública a construção de uma Central Solar Fotovoltaica no concelho de Nisa, no distrito de Portalegre.

O Projeto da Central Fotovoltaica da Falagueira, trata-se de um investimento da empresa Power&Sol, Energias Renováveis, que corresponderá à concretização de um projeto de geração fotovoltaica dimensão assinalável – 128 MWp, e respetiva linha de ligação à rede a 150 kV de cerca de 1,2 km e uma linha aérea interna de 30 kV, significando um investimento na ordem dos 58.274.000 de euros.

De acordo com os relatórios a que ODigital teve acesso, estima-se que esta central venha a produzir 234 GWh/ano de Energia Renovável, o suficiente para fornecer eletricidade a mais de 100.000 casas por ano.

Este projeto, que ficará localizado a norte da localidade de Nisa, com uma potência de ligação de 100 MW, será fundamentalmente formado por painéis geradores solares, integrando um conjunto de Postos de Transformação e Inversores. Atualmente está prevista a uma potência total de 128 MWp e uma produção anual média de 234 GWh/ano.

O Parque Solar é composto por 285.120 módulos fotovoltaicos dispostos sobre estruturas metálicas fixas, ocupando uma área aproximada de 264 hectares.