InícioÚltimasCDU responsabiliza PS pelo...

CDU responsabiliza PS pelo impasse na Junta de Freguesia de Ferreira do Alentejo

A CDU de Ferreira do Alentejo reagiu ao impasse na constituição do executivo da Junta de Freguesia, responsabilizando o Partido Socialista pela situação. A estrutura local afirma que o PS pretende impor novas eleições por não aceitar o resultado do ato eleitoral.

Na nota divulgada esta segunda-feira, a CDU refere que o PS «jamais se conformou com a vontade expressa pelos ferreirenses» e rejeita as acusações de que estaria a impedir a formação do executivo. Segundo o comunicado, o PS «procura imputar à CDU responsabilidades que não lhe cabem».

A CDU afirma que a força vencedora das eleições exige apenas que o PS «assuma as suas responsabilidades enquanto força minoritária» e viabilize o funcionamento da autarquia, nos termos das regras legais aplicáveis. O comunicado recorda que o cabeça de lista do PS, Albano Fialho, e o segundo elemento da lista, João Correia, tornaram pública a indisponibilidade para integrar o executivo, facto que a CDU considera determinante para o bloqueio.

Segundo a força política, a solução atualmente em vigor, assente na continuidade administrativa dos vogais do anterior mandato, resultou de um parecer da CCDR. Esta orientação, afirma a CDU, foi acatada «com sentido institucional e responsabilidade», evitando a paralisia total da freguesia.

A CDU atribui ainda ao PS local, «sob influência política de Luís Pita Ameixa», uma estratégia de bloqueio que considera prejudicial para a freguesia. A estrutura política refere que, nos últimos anos, o PS perdeu expressão eleitoral, e afirma que isso não justifica uma recusa em viabilizar a solução mais estável para a Junta de Freguesia.

O comunicado conclui que a CDU mantém uma postura de procura de consensos para garantir o funcionamento regular da Junta de Freguesia e reforça o compromisso com a defesa dos interesses da população.

Mais notícias

Sismo de magnitude 2,0 registado perto de Ferreira do Alentejo

Um sismo de magnitude 2,0 foi registado na manhã desta quinta-feira, 6 de agosto,...

Professora e escritora de Ferreira do Alentejo lança novo livro de poesia e recebe distinção internacional

A professora e escritora Maria Isabel da Cruz Montes, residente em Ferreira do Alentejo,...

AMBILITAL investe mais de 9 milhões de euros em infraestruturas para tratar biorresíduos no Alentejo

A AMBILITAL está a construir novas infraestruturas de compostagem e afinação de biorresíduos, num...

Associação mede qualidade do ar em aldeia do Alentejo afetada por alegada poluição de fábrica

Uma associação começou a medir diariamente a qualidade do ar numa aldeia do concelho...

Governo declara eixo elétrico entre Ferreira do Alentejo e Sines como projeto de imprescindível utilidade pública

O Governo declarou de imprescindível utilidade pública a implementação do eixo elétrico entre Ferreira...

Prisão preventiva para suspeito de tentativa de homicídio e agressão em Ferreira do Alentejo

O homem de 38 anos detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de ter...

Homem detido por tentativa de homicídio após discussão por trotinete em Ferreira do Alentejo

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 38 anos, pela presumível prática dos...

Ferreira do Alentejo lança obra de 398m€ para relvado sintético com caroço de azeitona e cortiça

A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo lançou um concurso público para a colocação...

Câmara de Ferreira do Alentejo lança concurso para novo parque de estacionamento na Rua Zeca Afonso

A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo lançou um concurso público para a construção...