CCDRA cria Divisão de Sistemas de Informação Geográfica

Presidente e Vices-Presidente da CCDRA

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) sofreu uma ligeira reorganização orgânica e funcional, no mês de novembro.

 Com esta reorganização, que aconteceu com o objetivo de tornar a CCDRA mais ágil, eficaz e adequada na resposta às suas atribuições e competências, foi criada a Divisão de Sistemas de Informação Geográfica (DSIG).

Esta nova divisão dependerá hierárquica e funcionalmente da Vice-Presidente da CCDR, Carmen Carvalheira.

Com a criação desta Divisão de Sistemas de Informação Geográfica pretende-se assegurar a progressiva constituição da CCDR Alentejo como Pólo Regional de Informação, através do estabelecimento de redes de partilha de informação geográfica, ao nível nacional, regional e local, conduzindo à criação da Infraestrutura de Dados Espaciais da Região do Alentejo, no quadro do Sistema Nacional de Informação Geográfica e no respeito pela Diretiva INSPIRE.

Esta Divisão tem ainda a competência de constituir uma plataforma tecnológica transversal de apoio às diversas unidades orgânicas por forma a garantir a coerência e consistência da informação geográfica de suporte ao cumprimento das suas atribuições e competências, designadamente através do desenvolvimento aplicações destinadas a facilitar a recolha, tratamento e exploração de dados georreferenciados;

Cabe também a esta nova divisão contribuir ativamente no apoio às Autarquias no reforço, organização e exploração da informação geográfica, designadamente no quadro do desenvolvimento dos instrumentos de planeamento e gestão territorial e ambiental.

Esta divisão vai ainda assegurar o suporte tecnológico do processo de alteração/revisão do Plano Regional de Ordenamento do Território e das posteriores ações necessárias à sua implementação, monitorização e avaliação, bem como à sua articulação com o Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território.

A Divisão de Sistemas de Informação Geográfica vai ainda representar a CCDRA no Conselho de Orientação do Sistema Nacional de Informação Geográfica (CO-SNIG), no Conselho Coordenador de Cartografia (CCC), bem como em outros órgãos de coordenação nacionais ou regionais, como participar em programas, projetos e outros eventos e iniciativas tendentes ao reforço e à sensibilização para a aplicação das tecnologias SIG na administração pública.

Pretende-se ainda que esta nova Divisão da CCDRA estabeleça com as Universidades e Institutos Politécnicos redes de cooperação, tendo em vista contribuir para a formação em contexto real de trabalho, designadamente na área da Cartografia e SIG.

Com a criação da DSIG, é extinta a Divisão de Gestão Territorial, mantendo-se as suas competências no âmbito da Direção de Serviços de Ordenamento do Território.