O Município de Castro Verde vai assinar dois protocolos que permitem a implementação de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) já no próximo ano letivo de 2025/26. A cerimónia pública está agendada para esta segunda-feira, 13 de janeiro, às 11h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
A criação deste curso será possível graças à parceria entre a Câmara Municipal de Castro Verde, o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e o Centro Qualifica de Almodôvar, entidades que estarão representadas pelos respetivos líderes: António José Brito, presidente da Câmara Municipal; Maria de Fátima Carvalho, presidente do IPBeja; e António Espírito Santo, coordenador do Centro Qualifica.
Com duração de dois anos letivos, o CTeSP oferecerá aos estudantes um diploma de Técnico Superior Profissional de nível 5, certificado pelo Quadro Nacional de Qualificações. A formação abrirá portas para uma integração mais rápida no mercado de trabalho, bem como para a progressão académica direta, possibilitando a continuação dos estudos até à obtenção de uma Licenciatura.
Esta nova oferta formativa pretende ampliar as oportunidades educativas no concelho, criando condições para que os jovens possam aceder ao Ensino Superior sem necessidade de se deslocarem para fora da região. Para António José Brito, esta iniciativa é um passo estratégico para potenciar as qualificações dos jovens e fomentar o desenvolvimento local.

















