Castelo de Vide: Festival Sons com História terá mais três dias de música no próximo fim-de-semana

Sons com historia

Em Castelo de Vide, o concerto de abertura da 2ª edição do festival Sons com História, a 21 de agosto, esgotou a lotação.

A estreia mundial do concerto Monodia, com a soprano Ana Quintans, encheu a Igreja Matriz de Santa Maria da Devesa de Castelo de Vide, dentro das limitações de segurança sanitária.

O cartaz do próximo fim-de-semana inicia-se já na sexta-feira dia 27 com as vozes do grupo ALMA Ensemble, com direção da maestrina Filipa Palhares e acompanhado por André Ferreira no órgão. Este concerto terá      lugar na Igreja Matriz de Santa Maria da Devesa.

No sábado, dia 28 de agosto, o jardim municipal de Castelo de Vide será o palco para a grande Gala de Ópera, em que vão ser interpretadas árias de obras como A Flauta Mágica ou O Barbeiro de Sevilha. As vozes da soprano Rita Marques, do tenor João Rodrigues e do barítono André Henriques, vão juntar-se à Orquestra Académica de Lisboa dirigida maestro Tiago Oliveira, para um grande espetáculo de repertório operático.

À semelhança da última edição, o festival Sons com História encerra no domingo, com a grande Missa Cantada na Igreja Matriz de Santa Maria da Devesa, que ser realizará pelas 12h00 de dia 29 de agosto. A interpretação musical estará a cargo do grupo ALMA Ensemble, para dar projeção e ambiente a esta celebração da comunhão da vida e da espiritualidade.

Os bilhetes para os três eventos são gratuitos mas devem ser reservados com antecedência, através do número de telefone 245 908 227 e levantados no posto de turismo de Castelo de Vide.

O festival Sons com História quer ser um palco para novos artistas e projetos e um instrumento para proporcionar o acesso livre e gratuito de todos os públicos à cultura musical erudita. Criado por Nuno Velez, o festival Sons com História conta com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide, cujo presidente António Pita apadrinhou a iniciativa desde o primeiro momento.

Programa do próximo fim-de-semana

– Sexta-feira, 27 de agosto, 21h30 ALMA Ensemble dirigido por Filipa Palhares

– Sábado, 28 de agosto, 21h30 Grande Gala de Ópera Árias de Mozart, Puccini, Bizet e Tchaikovsky

Com Orquestra Académica de Lisboa, dirigida por maestro Tiago Oliveira, Rita Marques (soprano), João Rodrigues (tenor) e André Henriques (barítono)

– Domingo, dia 29 de agosto, 12h00 Missa Cantada

Com ALMA Ensemble