Casas de Monsaraz vão ser reabilitadas e transformadas em centro de acolhimento turístico

Casas de Monsaraz

As Casas de Monsaraz, nesta vila medieval do concelho de Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, vão ser reabilitadas e adaptadas para a instalação de um centro de acolhimento turístico, divulgou a câmara municipal.

Segundo o município, o projeto, num investimento de cerca de 300 mil euros, vai permitir preparar os três edifícios das Casas de Monsaraz para a realização de exposições, residências artísticas e eventos culturais e científicos no jardim e miradouro.

Os espaços que constituem as Casas de Monsaraz, um deles que terá sido a Casa do Juiz de Fora e outros dois mais pequenos de piso térreo, são propriedade da Universidade de Évora, entidade que assinou um contrato de comodato para a cedência gratuita dos imóveis à autarquia durante 10 anos.

A autarquia candidatou o projeto “Centros de Acolhimento Turístico do Concelho de Reguengos de Monsaraz” ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito da operação “Centros de Acolhimento Turístico e Interpretativos de Évora e Alentejo Central”.