Quinta-feira, Janeiro 23, 2025

Cáritas de Évora ajudou mais de 8 mil pessoas em 2020

A Cáritas Arquidiocesana de Évora, que assume uma responsabilidade acrescida no acompanhamento às pessoas e famílias e no contributo para a definição de estratégias de intervenção, apresentou recentemente o seu relatório de execução anual.

Esta instituição tem assegurado respostas a todos quantos diariamente a procuram prestando-lhes as ajudas possíveis com os meios de que dispõe. A intervenção passa por contribuir para a prevenção e solução dos problemas e situações que afetam a vida das pessoas. Esta abordagem, focada na Pessoa e na Família, permite alterar o modelo de ação social tradicional, responder aos complexos desafios da sociedade atual, concretizar uma verdadeira descentralização e promover a colaboração intersectorial, mais concretamente com as áreas da Segurança Social, Educação, Saúde e Serviço Público de Emprego.

Neste contexto, surgem 3 Centros da Cáritas: A Cáritas Com Vida (Centro de Atendimento Integrado); Centros de Proximidade; Polos de Ação Social Paroquial.

Cáritas com Vida

O Cáritas com Vida (Centro de Atendimento Integrado) é um espaço vocacionado para o atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias da cidade de Évora. Este espaço tem como objetivo geral garantir a promoção da inclusão social das pessoas, famílias e comunidades através de ações de atendimento e acompanhamento de proximidade.

Este Centro teve 4874 atendimentos, acompanhando 621 famílias e 1522 pessoas dos agregados acompanhados. Na tabela em baixo, pode ver-se a incidência deste centro.

Os dados de 2020 evidenciam a persistência de 3 problemáticas (Baixo nível de rendimentos, Doença crónica e Desemprego), mas que, segundo o relatório não se encontram sozinhas. Estas 3 problemáticas representam 88.8% da incidência deste centro, sendo que o Endividamento face às Despesas Habitacionais e a Monoparentalidade fecham o top 5 das problemáticas dominantes.

Na tabela em baixo, pode ver-se as despesas deste centro. Entre despesas correntes, despesas com equipamentos e despesas com obras, totaliza-se 132 652, 61€ em despesas.

Centros de proximidade

Os Centros de Proximidade integram a estrutura de intervenção desenhada numa ótica de prolongamento do trabalho da Cáritas ao território arquidiocesano. A Pastoral Social da Arquidiocese conta com organizações devidamente estruturadas em Vila Viçosa, Coruche, Alandroal, Santo André de Estremoz e Monsaraz.

Estes centros representaram 2603 atendimentos, acompanhando 295 famílias e 691 pessoas dos agregados acompanhados. Na tabela em baixo, pode ver-se a incidência deste centro.

Os dados de 2020 comprovam que, assim como na Cáritas com Vida, há a existência das mesmas problemáticas no top 5 de incidência dos Centros de Proximidade. Há que destacar que a problemática do Baixo Nível de Rendimento representa mais de 50% da incidência destes centros. Já os restantes do top 5 representam mais 39.7% da ação dos centros.

Em relação às despesas, como se pode ver na tabela em baixo, totalizaram-se 25 016, 37€.

Polos de Ação Social Paroquial

Os 25 Polos de Ação Social Paroquial constituem um fator fundamental na extensão do modelo metodológico humanista e de proximidade projetado para todo o território arquidiocesano, permitindo o apoio às comunidades cristãs na organização da pastoral social, a minimização de situações de pobreza severa, o desenvolvimento de ações de formação para as famílias, a cooperação entre os diferentes organismos e atores sociais e a criação de grupos voluntários nas comunidades paroquiais.

Estes 25 polos atenderam 648 pessoas, acompanhando 292 famílias e 742 pessoas dos agregados acompanhados. Na tabela em baixo, pode ver-se a ação dos polos.

Estes dados mostram o top 5 de incidência dos 25 Polos de Ação Social Paroquial. Destaque para os 41.8% referentes à problemática de Baixo Nível de Rendimentos atingindo 122 casos. Completando o top 3, Doença Crónica e Desemprego são as problemáticas que representam 36%, já Endividamento face às Despesas Habitacionais e Monoparentalidade representam 13% dos casos acompanhados. Com despesas, os 25 polos gastaram 39 122,99€ em despesas correntes, despesas com equipamentos e despesas com obras, como se pode ver na tabela em baixo.

O relatório conclui assim que a Cáritas teve um ano em que atendeu 8 125 pessoas, acompanhou 1 208 famílias e foram acompanhadas 2955 pessoas dos agregados. O Centro Cáritas com Vida interveio em 621 casos, os Centros de Proximidade em 295 e os 25 Polos de Ação Social Paroquial em 292 casos.

Em termos de despesas, a Cáritas gastou 167 191, 04€ com despesas correntes, 28, 437, 83€ com despesas em equipamentos e 1 163,10€ com despesas em obras. Isto totaliza 196 791, 97€ com despesas nos 3 Centros.

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