Sexta-feira, Agosto 12, 2022
Pub

Cardo e águas residuais das queijarias são o foco do CEBAL na Semana da Indústria na UE

- Publicidade -
- Publicidade -

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) irá fazer parte da Semana da Indústria na União Europeia 2021. Através do evento online “Da valorização sustentável de Cynara cardunculus à gestão circular de águas residuais de queijaria”. Este evento pretende disseminar e demonstrar soluções assentes numa bioeconomia circular, indo ao encontro das metas europeias para uma transição digital e verde na indústria do futuro.

Pretende-se assim unir a investigação científica e o setor agrícola e agroalimentar, apoiando-os com recursos regionais, subprodutos e águas residuais. Isto abriria uma oportunidade para uma simbiose com as indústrias alimentar, farmacêutica ou biotecnológica, bem como para o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica.

Este evento abordará a valorização integrada e sustentável de Cynara cardunculus (cardo), cujas flores são ingrediente fundamental no fabrico de queixos tradicionais, as folhas são fonte de compostos bioativos de interesse para a indústria farmacêutica, alimentar e cosmética, e a biomassa tem um alargado leque de potenciais aplicações industriais. Irá também ser apresentada um modelo de gestão circular de águas residuais de queijaria, conjugando o tratamento, através de tecnologia de membranas, com a recuperação de compostos nutricionais de valor acrescentado, como a proteína, lactose e vitaminas, com aplicações em outros setores de atividade.

O evento terminará com uma análise sobre a promoção da competitividade rural, tendo por base as estratégias de valorização apresentadas, estando esta análise a cargo de representantes da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja (EMAS Beja) e da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água (APDA) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo).

Esta Semana da Indústria é uma semana onde grupos de interesse e cidadãos europeus tem a oportunidade de estabelecer um diálogo acerca do futuro da indústria europeia. O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo vai então ter o seu evento online no próximo dia 3, quarta-feira, às 14 horas. Fique a saber mais sobre este evento aqui.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Morreu Carlos Caçador Durão, primeiro autarca de Barrancos em democracia

Carlos Caçador Durão, o primeiro presidente da Câmara de Barrancos (Beja) eleito em democracia, morreu hoje, aos 89 anos, disse à agência Lusa o...

Redondo: Ass. Terras D’Ossa lançou um passaporte para melhor conhecer a Serra D’Ossa e não só

A Serra D’Ossa localizada no coração do distrito de Évora, é considerada o pulmão dos concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa,...