InícioÚltimasCaracóis, música e animação:...

Caracóis, música e animação: Borba tem a receita certa para o fim de semana perfeito (c/vídeo)

A cidade de Borba recebe, entre os dias 4 e 6 de julho, mais uma edição do «Fim de Semana do Caracol», evento que alia gastronomia, animação musical e atividades culturais, com o objetivo de dinamizar a economia local e valorizar os produtos da região.

Organizado pela Junta de Freguesia da Matriz, o certame conta este ano com a participação de 20 espaços de restauração aderentes, onde será possível provar diferentes receitas de caracol. A iniciativa contempla ainda momentos de animação com concertos de José Malhoa, Toy e Emanuel Moura, bem como atuações dos DJs Meninos da Favela, arruadas com a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba e os Tomba Lobos, e atividades dirigidas ao público infantil e juvenil.

Em declarações à reportagem, o presidente da Junta da Matriz, Leonel Infante, destacou que «as expectativas são altas» e sublinhou a importância do evento na promoção dos produtos locais: «Esperamos que venha muita gente consumir o nosso caracol, que é de excelência, e assim promovemos a economia e os produtos de Borba».

Entre as novidades da edição de 2025 está um passeio de motorizadas e motas antigas, agendado para o último dia do certame, com concentração marcada para as 08h30 junto à Junta de Freguesia da Matriz e partida às 09h00. A inscrição tem um custo de 15 euros e está limitada a 100 participantes.

A programação inclui ainda uma exposição de miniaturas Ferrari na Enderenço’s Gallery e uma prova cega de caracóis, iniciativa que visa promover a diversidade de sabores entre os estabelecimentos aderentes.

Natural de Borba, António Santos participa na tradição desde a origem: apanha caracóis, cozinha-os e colhe os orégãos que utiliza no tempero. Para este borbense, «o segredo está nos orégãos», sublinhando que «há por todo o país, mas como os daqui, não há».

A prova cega, marcada para domingo, encerra simbolicamente o evento, distinguindo o melhor caracol do ano num ambiente de convívio entre participantes, visitantes e comunidade local.

Mais notícias

Festas de Borba 2026: Domingo tem convívio piscatório, música e RBF

As Festas de Borba 2026 têm no domingo, 16 de agosto, um programa que...

Festas de Borba 2026: Sábado tem Banda Filarmónica, Festa M80 e DJ Alan Briats

As Festas de Borba 2026 apresentam este sábado, 15 de agosto, uma noite com...

Plataformas digitais de educação em Borba simplificam acesso à informação escolar

O Município de Borba vai disponibilizar duas novas plataformas digitais à comunidade educativa, com...

Festas de Borba 2026: sexta-feira junta sunset, BTT e Olavo Bilac

As Festas de Borba 2026 prosseguem na sexta-feira, 14 de agosto, com um programa...

Festival do Gaspacho e Tomate decorre em Borba até 24 de agosto

O Festival Gastronómico do Gaspacho e Tomate continua a decorrer no concelho de Borba...

Festas de Borba 2026: Corrida noturna e Noite Branca marcam quinta-feira

As Festas de Borba 2026 prosseguem esta quinta-feira, 13 de agosto, com uma corrida...

Festas de Borba 2026: Miguel Azevedo atua a 12 de agosto

As Festas de Borba 2026 têm esta quarta-feira, 12 de agosto, a atuação de...

Borba: Festival Gastronómico “Gaspacho e tomate” começa na sexta-feira

A Câmara de Borba, no distrito de Évora, promove a partir desta sexta-feira um...

Arbitragem: Luís Godinho nomeado para jogo do Porto, Pedro Ramalho no encontro do Benfica

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou as nomeações dos árbitros para a jornada...