InícioAgriculturaCAP diz ser fundamental...

CAP diz ser fundamental pensar em plano de atração de imigrantes e não só controlo

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defendeu hoje, em Lisboa, ser fundamental pensar, em sede de concertação social, num plano de atração de imigrantes e não só no seu controlo, o que disse também ser necessário.

O presidente da CAP falava na comissão parlamentar de Trabalho, numa conferência sobre “O presente e o futuro da concertação social”.

“Em relação ao futuro, enfrentamos um cenário complicado a nível internacional. Julgo que ninguém de bom senso fará uma previsão de como vai ser a situação internacional daqui a um ou dois anos. Temos uma grande incerteza quanto ao futuro das guerras e à eleição nos Estados Unidos”, assinalou Álvaro Mendonça e Moura, destacando a importância do reforço da concertação social para enfrentar estas mudanças.

Segundo o antigo embaixador, a concertação social terá de se debruçar sobre o aumento da competitividade das empresas e do rendimento dos trabalhadores, não esquecendo a energia e as alterações climáticas.

Ainda dentro deste tema, o presidente da CAP vincou que “sem imigração, não há desenvolvimento económico”, notando assim ser indispensável pensar, em sede de concertação social, na eventualidade de o país ter “um plano de atração de imigrantes e não só de controlo”, o que também disse ser importante.

“Que imigrantes queremos e como é que os podemos atrair?”, questionou.

Outra das matérias que apontou como prioritária prende-se com um pacto para a habitação.

Apesar de não adiantar mais detalhes, Álvaro Mendonça e Moura garantiu que a CAP está sempre disponível para debater, propor, negociar e acordar soluções que permitam o desenvolvimento social e o bem-estar do país.

O presidente da CAP considerou também ser “da maior importância” a participação na concertação social, que referiu ter vindo a defender um papel importante em matérias como imigração, segurança, saúde ou trabalho.

A CAP lembrou que, em 2022, subscreveu o acordo de médio prazo para a melhoria dos rendimentos, salários e competitividade, mas ressalvou que em “matérias essenciais” como a simplificação dos custos de contexto o resultado é ainda “desolador”.

Álvaro Mendonça e Moura criticou ainda o que disse ser a “dificuldade, resistência e passividade do legislador”.

Por outro lado, avisou que é importante ter em conta que são necessários recursos humanos que possam acompanhar a legislação.

“Quando não há meios humanos, então, porventura, é melhor não legislar, não criar novos embaraços ao crescimento económico”, apontou.

Mais notícias

Produtores pecuários exigem “equidade” nas ajudas contra a “língua azul”

Oito organizações de produtores para a sanidade animal de todo o país exigiram ao...

Quatro dias de feira para mostrar “multiplicidade” do concelho de Odemira

A pecuária, a agricultura e o turismo vão estar em destaque na 34.ª edição...

Ass. de Beneficiários do Mira lança concurso de 200 mil euros para projeto de estabilização do Canal Condutor Geral

A Associação de Beneficiários do Mira (ABM) lançou um concurso público, com um preço...

Ourique recebe Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos nos dias 24 e 25 de junho

Ourique volta a receber, nos dias 24 e 25 de junho, as Jornadas Técnicas...

Universidade de Évora integra projeto europeu que cria plataforma para ensino da suinicultura: “Não substitui o campo”

A Universidade de Évora integra um projeto europeu que está a desenvolver uma plataforma...

Dois produtores do Alentejo distinguidos pela WWF por boas práticas florestais

Dois produtores florestais do Alentejo foram distinguidos pela WWF Portugal no âmbito do projeto...

Feira do Campo Alentejano mostra potencialidades do concelho de Aljustrel

Música, cante alentejano e uma mostra de produtos tradicionais são alguns dos destaques da...

Évora recebe pela primeira vez curso que liga biotecnologia aos desafios da agricultura mediterrânica

A Universidade de Évora acolhe, entre os dias 6 e 9 de julho, a...

Migrantes que trabalham na agricultura correm mais riscos de tráfico humano em Portugal

As autoridades portuguesas verificaram que as pessoas que correm mais riscos de serem vítimas...