InícioDesportoCampeonato de Portugal: O...

Campeonato de Portugal: O Elvas entra a decidir e passa Natal ainda mais a “sorrir”

O Elvas recebeu este sábado o Mortágua FC, em jogo a contar para a Série C do Campeonato de Portugal.

Numa partida em que a equipa alentejana assumiu as rédeas logo no começo e que foi obrigada a gerir até ao final. Ainda assim, o 1×0 final deixou água na boca.

Entrar a decidir

A equipa de Pedro Hipólito entrou com o pé direito. Quase literalmente. Um golo de Henrique Cavalcante logo aos 3 minutos colocou os cavaleiros na frente do marcador, com uma assistência do poste, após remate de Enoh.

Uma jogada em que mostrou muito daquilo que estaria para acontecer nos próximos minutos. Os três da frente muito ligados à corrente, como as luzes de Natal na árvore, sempre em busca do erro ou do espaço na defensiva adversária.

Toada esta que se manteve em toda a primeira parte e que demonstrava cada vez mais que o 1×0 começava a ficar injusto, de tanto que a equipa elvense chegava às zonas de decisão. Decisão esta que nem sempre era a melhor.

Defensivamente também não era muito diferente, já que o Mortágua teve de esperar pelos 26 minutos para o primeiro remate, por intermédio e Diogo Brás, de cabeça. Certo que muito desenquadrado, e que quase deu em lançamento, mas contou para a estatística.

Harmonia em tempo dela

Consequência do remate ou não, mas o que é verdade é que a equipa forasteira começou a ganhar confiança. Nada de alarmante para Bruno Bolas, mas foi o suficiente para dar “harmonia” a uma partida que até então era de sentido único.

O Elvas passou a querer jogar na pressão, com as pilhas sempre carregadas. Com muito espaço no meio-campo, os cavaleiros pecavam muito no último passe. Miolo adversário que estava muito encostado à defesa e em busca do contra-ataque, mas que deixava muitas vezes os avançados amarelos sozinhos com muitas pernas e metros pela frente.

Cavaleiro à espera do sininho

No regresso para a segunda metade, o jogo virou. O Mortágua entrou mais agressivo e com vontade de empatar, não permitindo a velocidade dos elvenses. Foram mais perigosos do que em todo o primeiro tempo e ainda conseguiram segurar as intenções dos da casa.

Competência esta que se foi esvaziando com o passar dos minutos, até porque Pedro Hipólito colocou mais musculo no meio-campo perto dos 60 minutos. Um claro sinal que era pelo “sino” que esperavam, tamanha era a apetência do adversário.

Recorrendo à metáfora, esta metade foi mesmo um “sino”, mas daqueles que não toca. Pode-se comparar a partida a um badalo que anda de um lado para o outro, assim como a bola e o sentido do jogo.

Para cá e para lá, para a esquerda e para a direita. Se a primeira parte mostrou que o “sino” ficava em casa, quem assistiu só à segunda não teve tanta a certeza disso.

O Elvas SADMortágua FC
10
Henrique Cavalcante (3′)

Mais notícias

Vicente Besugo: Centro assinala 46 anos da morte e reforça preservação da obra

O Centro de Estudos e Experimentação Artística Vicente Besugo (CEEAVB) assinalou, esta segunda-feira, 20...

Elvas recebe I Simpósio Internacional de Enfermagem Forense em novembro

Elvas vai receber, no dia 6 de novembro de 2026, o I Simpósio Internacional...

PSP deteve nove pessoas em quatro dias em Portalegre e Elvas

A PSP deteve nove pessoas, com idades entre os 21 e os 55 anos,...

Elvas: Orçamento participativo com 14 propostas aprovadas

O júri do Orçamento Participativo da Câmara de Elvas, no distrito de Portalegre, admitiu...

Militar da GNR ferido ao tentar impedir um assalto a uma habitação em Elvas (c/vídeo)

(clique aqui para ver o vídeo) Um militar da GNR sofreu ontem ferimentos ligeiros ao...

Há um círculo feminino perto de Elvas com dança, pintura e exercícios de respiração

Um encontro dedicado ao autoconhecimento, à expressão pessoal e à partilha entre mulheres vai...

Professor da ESBE de Elvas distinguido pelo Comité Olímpico de Portugal

O professor Tiago Venâncio, docente da Escola Superior de Biociências de Elvas, do Instituto...

Jovens vão mapear a biodiversidade dos fossos das muralhas de Elvas

Os fossos das muralhas abaluartadas de Elvas vão ser alvo de um levantamento da...

Festas em São Vicente e Ventosa decorrem de 12 a 17 de agosto com música, tradição e atividades

As Festas de Verão em Honra de Nossa Senhora do Rosário regressam à freguesia...