InícioAlentejoBaixo AlentejoCampanha da Cal regressa...

Campanha da Cal regressa a Alvito com distribuição gratuita durante o mês de julho

Município de Alvito promove iniciativa “Vilas Mais Brancas” e apela à conservação das fachadas dos edifícios no concelho.

A Câmara Municipal de Alvito vai voltar a promover a campanha “Vilas Mais Brancas”, iniciativa que prevê a distribuição gratuita de cal aos munícipes durante o próximo mês de julho. O objetivo passa pela conservação e valorização do património edificado do concelho, bem como pela sensibilização da população para a manutenção das fachadas dos edifícios.

Segundo o aviso divulgado pelo município, os interessados em beneficiar da campanha deverão efetuar a inscrição até ao dia 30 de junho. O registo pode ser feito no Balcão Único da Câmara Municipal de Alvito ou na Junta de Freguesia de Vila Nova da Baronia.

A autarquia refere que a medida pretende contribuir para a conservação e embelezamento do património urbano, promovendo a imagem característica das localidades alentejanas associadas às fachadas caiadas.

A campanha da cal é uma iniciativa regularmente associada à preservação da identidade arquitetónica tradicional do concelho, incentivando os proprietários a procederem à manutenção exterior dos imóveis antes dos meses de maior afluência ao território.

Mais notícias

Festas de São Romão (Vila Viçosa) regressam em agosto: Conheça o cartaz

As Festas em Honra de São Romão regressam à aldeia do concelho de Vila...

Vila Viçosa: Espólio arqueológico encontrado em 1994 volta a contar a história do Convento das Chagas (c/fotos)

Um conjunto de vestígios arqueológicos recolhidos durante as obras de adaptação do antigo Convento...

Baronia D’Alvito regressa para contar a história da primeira Baronia de Portugal. Veja as imagens da abertura

A Baronia D’Alvito regressou esta sexta-feira à vila de Alvito, numa iniciativa que pretende...

Sousel recebe 18.º Desfile de Marchas Populares com estreia de grupo de Lisboa

O concelho de Sousel volta a celebrar os Santos Populares com a realização do...

Já é conhecido o cartaz da FACAL 2026 em Almodôvar

A Feira de Artes e Cultura de Almodôvar (FACAL) regressa à vila alentejana nos...

Monda lançam novo álbum “Talvez Amanhã” inspirado no cancioneiro popular do Alentejo

O Grupo Alentejano Monda lançaram esta sexta-feira o álbum “Talvez Amanhã”, o terceiro trabalho...

Mourão prepara noite de tradição e música com as Marchas Populares

As Marchas Populares vão regressar a Mourão no próximo dia 19 de junho, numa...

O festival que transforma quintas históricas do Ribatejo em palcos culturais está de regresso

O Festival Entre Quintas regressa ao Ribatejo entre os dias 26 de junho e...

Alvito revive a sua história em dois dias de recriação quinhentista

A vila de Alvito volta a recuar ao século XVI nos dias 12 e...

Mais visto