Campanha “Comércio Com Vida” dinamizou cerca de 900 mil euros no comércio local de Vila Viçosa

A campanha “Comércio com Vida” voltou a afirmar-se como um dos principais instrumentos de dinamização do comércio tradicional de Vila Viçosa, tendo gerado cerca de 900 mil euros em compras nos estabelecimentos aderentes durante a quadra natalícia.

A campanha “Comércio com Vida” voltou a afirmar-se como um dos principais instrumentos de dinamização do comércio tradicional de Vila Viçosa, tendo gerado cerca de 900 mil euros em compras nos estabelecimentos aderentes durante a quadra natalícia.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal em parceria com as freguesias, o NERE – Associação Empresarial e os comerciantes locais, culminou esta segunda-feira com o sorteio dos prémios, realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na quarta edição da campanha, que decorreu entre 1 de dezembro de 2025 e 6 de janeiro de 2026, foram emitidos cerca de 60 mil cupões. Apesar de um ligeiro decréscimo face ao ano anterior, o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, faz um balanço positivo da iniciativa, sublinhando o impacto direto na economia local.

«Movimentar cerca de 900 mil euros no comércio local neste curto espaço de tempo é muito bom e mostra que o comércio local é necessário, tem futuro e que as pessoas podem e devem investir», afirmou o autarca, acrescentando que «o dinheiro que fica cá gera riqueza cá e é uma forma de ajudar o pequeno comércio».

Comércio local como eixo central da estratégia municipal

Para o presidente da câmara, a campanha comprova que os consumidores continuam a optar pelo comércio tradicional, mesmo num contexto de incerteza económica. «Reconhecemos que os dias não são fáceis e que as pessoas retraem um pouco o consumo, mas o balanço é bastante positivo», referiu Inácio Esperança, apontando que o ano anterior representou um pico excecional.

O autarca deixou ainda um apelo à abertura de novos estabelecimentos no concelho, destacando a crescente procura turística. «Era importante ter mais comércio nas ruas de Vila Viçosa. Temos cada vez mais visitantes, mas há um défice de lojas, o que limita a capacidade de resposta», afirmou, defendendo uma oferta comercial mais diversificada, desde vestuário a produtos de artesanato e souvenirs.

Nesse sentido, o município tem vindo a articular apoios com várias entidades, nomeadamente o NERE, o IEFP e o Gabinete de Inserção Profissional, bem como a preparar novos instrumentos de apoio ao empreendedorismo, como a futura incubadora municipal.

NERE reforça visão regional e apoio às empresas

Também o vice-presidente do NERE, Luís Mira, destacou a importância da parceria com o Município de Vila Viçosa, enquadrando-a numa estratégia mais ampla de descentralização da associação empresarial. «O NERE tem vindo a afirmar-se como uma associação empresarial do distrito de Évora e não apenas da cidade», referiu.

Segundo Luís Mira, iniciativas como a campanha “Comércio com Vida” refletem essa visão territorial. «Estas ações mostram uma preocupação com todo o território e com as empresas locais, permitindo trabalhar em conjunto para fazer mais e melhor», afirmou, sublinhando a disponibilidade do NERE para apoiar os comerciantes.

O responsável garantiu que a associação continuará a apoiar as empresas, quer através de soluções formativas, quer no apoio a candidaturas e projetos de desenvolvimento. «Tudo faremos para apoiar as empresas que precisem, encontrar soluções e fazer a diferença no comércio local e no tecido empresarial», afirmou.

Vouchers reforçam consumo nos estabelecimentos aderentes

No âmbito da campanha, foram atribuídos 30 prémios, todos em formato de vouchers, com valores entre os 100 e os 300 euros, num total de 4.845 euros. Os vouchers podem ser utilizados exclusivamente nos estabelecimentos aderentes até 31 de março de 2026, reforçando o ciclo de consumo local.

Para o município e para o NERE, o modelo adotado contribui para manter a riqueza no concelho e incentivar tanto o consumo como o investimento no comércio tradicional, assumindo-se como um eixo estruturante da estratégia de desenvolvimento económico local.

Mais notícias

Semáforos no cruzamento de Bencatel “não é a solução ideal”, afirma autarca de Vila Viçosa que defende criação de rotunda

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, considera que a instalação...

Vila Viçosa recebe sessão sobre prevenção do cancro aberta à comunidade

O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, recebe no dia 14 de outubro de...

Vila Viçosa: IP lança concurso de 400 mil euros para colocar semáforos no cruzamento de Bencatel

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um concurso público, com preço base de 400...

De uma senha no balcão a Isaltino Morais: a história improvável do novo videoclipe de Dui MC

Tudo começou com uma senha retirada num balcão da Câmara Municipal de Oeiras. Sem...

Joaquim José, desaparecido em Pardais (Vila Viçosa) desde sexta-feira, encontrado com vida.

Joaquim José, conhecido por "Cardinas" na freguesia de Pardais, no concelho de Vila Viçosa,...

Semana das Sopas Alentejanas decorre em Vila Viçosa até 11 de outubro

A Semana das Sopas Alentejanas começou esta segunda-feira, 5 de outubro, em Vila Viçosa,...

“Os alojamentos dos cinco concelhos estão praticamente esgotados”: Granfondo levou mais de 1.500 ciclistas à Serra d’Ossa (c/fotos)

Mais de 1.500 ciclistas juntaram-se este domingo, 4 de outubro, no Alandroal para participar...

Suspeita de percevejos obrigou ao encerramento temporário do Posto da GNR de Vila Viçosa

Uma suspeita de presença de percevejos obrigou ao encerramento temporário do Posto Territorial da...

O pai construía instrumentos nas horas vagas, a filha dá-os a conhecer em Vila Viçosa (c/fotos)

Maria Vitória Fradique concretizou o desejo do pai de ver expostos os instrumentos de...