A Câmara Municipal de Mourão já iniciou a requalificação do ringue desportivo da antiga Casa do Povo, num investimento de cerca de 40 mil euros, depois da cedência de parte do imóvel ao município.
O espaço, situado nas Portas de São Bento, será intervencionado com a recuperação de serralharias e caixilharias, a colocação de novo pavimento, arranjos paisagísticos exteriores, mobiliário urbano, zonas ajardinadas e nova iluminação LED.
Em declarações ao ODigital.pt, o presidente da Câmara de Mourão, João Fortes, explicou que a intervenção pretende devolver o espaço à população e criar condições para a realização de atividades desportivas, culturais e recreativas.
“Vamos reabilitar o pavimento do ringue com a colocação de um pavimento novo e os arranjos paisagísticos exteriores, com a colocação de mobiliário urbano e espaços de jardim e nova iluminação LED”, afirmou o autarca.
Segundo João Fortes, o objetivo é fazer com que o antigo ringue recupere “a sua vocação principal”, ligada ao “serviço à população e ao bem-estar das pessoas”.
Ringue vai receber torneios, arraiais e iniciativas culturais
Depois da requalificação, o espaço deverá voltar a acolher torneios desportivos, arraiais, festividades e outras iniciativas de âmbito cultural.
O presidente da Câmara adiantou ainda que uma das zonas será preparada para funcionar como apoio de bar e serviço de bebidas, permitindo que o espaço tenha condições para receber diferentes tipos de eventos.
“Vários torneios desportivos que neste momento não acontecem, além de um conjunto de arraiais e outras festividades, já podem ocorrer ali”, referiu João Fortes.
O autarca destacou também a ligação da população ao espaço, recordando a realização das marchas populares no antigo ringue, mesmo antes da requalificação.
“Ficou provado e bem patente pela realização das marchas populares ali que a população tem um carinho especial por aquele espaço”, afirmou.
Cedência foi autorizada pelo Estado
A intervenção surge depois de o Estado ter autorizado a transferência para o Município de Mourão do direito de propriedade sobre o imóvel que integrou o património da antiga Casa do Povo, conforme noticiado em maio.
A decisão consta num despacho publicado em Diário da República, que autoriza o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social a proceder à transferência do imóvel situado nas Portas de São Bento, na freguesia e concelho de Mourão.
A cedência é feita sem contrapartida financeira e o imóvel deve ser utilizado para fins de relevante interesse público ou social.
Edifício principal continua na posse da Segurança Social
Apesar da transferência autorizada pelo Estado, João Fortes esclareceu que a intervenção em curso incide apenas sobre a parcela correspondente ao ringue desportivo.
O edifício principal da antiga Casa do Povo, onde funcionam serviços locais da Segurança Social, não passou para a posse do município.
“O edifício não é nosso, portanto, nem sequer é uma questão. Vamos intervir naquilo que é nosso, que é o ringue desportivo”, afirmou o presidente da Câmara de Mourão.
Segundo o autarca, a prioridade passa agora por garantir que o ringue fica apto a receber pessoas e atividades. A eventual intervenção no restante edifício poderá ser avaliada no futuro, caso a situação patrimonial venha a permitir essa possibilidade.


















