Câmara do Crato lançou concurso público para construção de Casa Mortuária e ampliação do cemitério

A Câmara Municipal do Crato lançou, recentemente, mais duas obras a realizar no concelho.

Trata-se da ampliação e requalificação do cemitério e da casa mortuária do Crato, num investimento de cerca de 1 milhão de euros.

O procedimento relativo à construção da Capela Mortuária do Crato, tem um valor base de 330mil euros (+IVA) e prevê um prazo de execução de 365 dias. Já o concurso relativo ao alargamento do Cemitério Municipal do Crato tem um valor base de 450 mil euros (+IVA) e prevê um prazo de execução de 1 ano.

Estes dois concurso referem-se à construção de uma nova casa mortuária, novas zonas de sepulturas e um espaço novo para ossários.

Na maqueta animada, que em baixo disponibilizamos, se pode observar-se o alargamento do espaço do atual cemitério e a solução engenhosa encontrada para fazer frente à necessidade de espaço.

O cemitério enquadra-se em três espaços bem distintos, o primeiro, a casa mortuária, o segundo a zona das sepulturas, elencadas em duas fases, e o terceiro, o espaço dos ossários. A casa mortuária está concebida num espaço dividido em duas zonas bem distintas: uma maior, que dispõem de um pequeno altar, com o seu púlpito anexo, proporcionando a realização do culto religioso de acordo com a tradição católica instituída. O outro espaço menor e sem símbolos de caracter religioso, “criado para que se possa assumir um maior respeito por aqueles que partiram e que assumidamente decidiram não professar qualquer credo”, como refere o Arquiteto Manuel João Fonseca, autor do projeto.

A zona das sepulturas propriamente ditas enquadram-se em duas fases, a primeira que assume 89 campas e a segunda 102, totalizando 191 campas. Por último, o ossário será constituído, numa primeira fase, para a colocação de cerca de 100 depositários.

O projeto irá contemplar um conjunto de elementos arquitetónicos únicos, nomeadamente três Anjos da Guarda dispostos harmoniosamente, contendo uma mensagem que pode ser interpretável da seguinte forma: Um anjo na entrada, à porta, outro sentado lendo um livro na companhia de uma figura que interpreta o Espírito Santo e outro altaneiro que assume a proteção de todos os visitantes.

Mais notícias

GNR apreende no Crato dois veículos relacionados com roubo em Alpalhão

Dois veículos relacionados com um crime de roubo foram apreendidos pela GNR no concelho...

Crato recebe Fórum de Saúde Mental com entrada gratuita e 19 stands

O Jardim Municipal do Crato recebe, na sexta-feira, 9 de outubro de 2026, o...

Barragem do Pisão: Governo aprova reprogramação financeira até 2030

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 1 de outubro, a reprogramação financeira do...

Crato assinala Dia Mundial do Animal com Cãominhada e primeiro abrigo para colónia de gatos

O concelho do Crato vai assinalar, no próximo domingo, 4 de outubro, o Dia...

Crato recebe formação gratuita sobre poupança e eficiência energética a 8 de outubro

O Crato recebe, no próximo dia 8 de outubro, uma ação de capacitação no...

Crato recebe formação gratuita sobre poupança de energia e leitura de faturas

O Crato recebe, no dia 8 de outubro, uma formação gratuita sobre poupança de...

Ambientalistas acusam ministra do Ambiente de querer influenciar tribunais sobre Pisão

Dezassete organizações ambientalistas acusaram hoje a ministra do Ambiente de querer influenciar o poder...

Romance de Miguel Correia passado no Crato retrata pastorícia e produção de queijo

Miguel Correia publicou, a 2 de setembro, A Rapariga e o Pastor do Crato,...

IP2 com circulação alternada entre Nisa e Crato até 10 de outubro

A circulação no IP2 vai estar condicionada entre esta sexta-feira, 25 de setembro, e...