Câmara do Crato avança para a construção de mega complexo para instalar as Oficinas Municipais

Oficinas Municipais do Crato

A Câmara Municipal do Crato, no distrito de Portalegre, anunciou esta semana, a construção de um mega complexo onde irá instalar as Oficinas Municipais do Crato.

Segundo a informação disponibilizada, este equipamento será construído na Zona Industrial do Crato e vai agregar diversos serviços municipais, com zonas sociais e apoio de refeitório e cafeteria, pensados para melhoria substancial das condições dos trabalhadores.

Estas oficinas vão agregar os setores operacionais da autarquia de forma organizada e profissional, atendendo às condições de higiene e segurança no trabalho. Será dividido por áreas distintas, com zonas de apoio separadas para que as equipas tenham ao seu dispor todas as condições” refere ainda a edilidade.

Agregará áreas como a serralharia, a carpintaria, a mecânica auto, a jardinagem -com uma estufa para conservação do património para jardins e espaços verdes- infraestruturas urbanas, e manutenção de águas e esgotos. Terá um armazém de pesados no exterior para materiais de construção, bem como uma zona específica de “parque de agregados” onde serão mantidos materiais como areia, pedra e outros, que poderão ser adquiridos em maior escala com uma gestão mais eficiente e menor desperdício. O projeto prevê ainda um armazém para todo o tipo de ferramentas e equipamentos de construção. Disporá de um parque estacionamento com estação de carregamento de viaturas elétricas para o parque automóvel da autarquia entre outras áreas. Todo o recinto será sustentado por uma gestão racional da energia e resíduos, cumprindo as normativas ambientais e energéticas.

O espaço será dotado de uma zona social, refeitório e cafetaria, salas de reunião, salas de pausa para motoristas e vestiários diferenciados por áreas operacionais. Terá uma única portaria para segurança e gestão da entradas e saídas no recinto da zona industrial.

O projeto é da responsabilidade da Câmara Municipal do Crato, assinado pelo Arquiteto Vasco Antunes.