Câmara de Vendas Novas com 6,8M€ para melhorar habitação de 60 famílias

A Estratégia Local de Habitação (ELH) de Vendas Novas prevê que a câmara municipal resolva os problemas habitacionais de 60 famílias do concelho, até 2025, num investimento de 6,8 milhões de euros, revelou hoje fonte do município.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da câmara, Valentino Salgado Cunha, indicou que a ELH de Vendas Novas prevê que 60 das 79 famílias do concelho sinalizadas com carências habitacionais tenham “uma solução” criada pela autarquia.

Já o apoio para habitação condigna de outras 14 famílias ficará a cargo da Paróquia de Santo António, que também é beneficiária da ELH de Vendas Novas, enquanto os restantes cinco agregados são “beneficiários diretos”, indicou.

Segundo o autarca, apesar de integrarem a ELH de Vendas Novas, a Paróquia de Santo António e os beneficiários diretos farão “candidaturas próprias” junto do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

A proposta de ELH de Vendas Novas, no distrito de Évora, foi aprovada esta semana, por maioria, em reunião de câmara e vai ser discutida e votada, na próxima segunda-feira, pela assembleia municipal.

O documento foi elaborado ao abrigo do programa nacional 1.º Direito, de apoio público à promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar habitação adequada.

Em relação ao plano da câmara, está prevista a reabilitação de 34 casas que já integram o parque habitacional da autarquia e a aquisição de 26 fogos devolutos para realojamento, realçou Valentino Salgado Cunha.

“A nossa ideia é, em vez de estarmos a criar novos bairros sociais, reabilitar prédios devolutos que temos espalhados pela cidade para realojamento”, vincou, adiantando que “todas as obras têm que estar concluídas até 2025”.

O vice-presidente do município precisou que a reabilitação do parque habitacional implica um investimento de quatro milhões de euros e para a componente de aquisição e reabilitação de casas devolutas serão destinados 2,8 milhões de euros.

Assinalando que os investimentos são “100% financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, o autarca considerou que se trata de um “esforço financeiro muito grande” para dar melhores condições habitacionais e de “uma oportunidade única” para o país.

De acordo com a autarquia, a ELH de Vendas Novas visa “assegurar a resolução das carências habitacionais do concelho, procurando otimizar a mobilização dos recursos disponíveis e o quadro de apoio financeiro concedido pelo programa 1.º Direito”.

Este documento, além de apresentar “um retrato das condições habitacionais do concelho, elege prioridades, define um modelo de governação, monitorização e comunicação e apresenta o enquadramento entre os objetivos da ELH de Vendas Novas e os princípios do 1.º Direito”.

A ELH de Vendas Novas, entre outras componentes, integra também as soluções habitacionais que o município pretende ver desenvolvidas e as suas opções estratégicas ao nível da ocupação do solo e do desenvolvimento do território.

Veja também:

OE2027 prevê abertura à exploração da ligação ferroviária Évora–Badajoz

A proposta de Orçamento do Estado para 2027 (OE2027) prevê a abertura à exploração...

Drones do Exército demonstram capacidades de vigilância em Vendas Novas

O Regimento de Artilharia N.º 5 (RA5) apresentou as capacidades dos drones do Exército...

Património Cultural abre processo para classificar conjunto da antiga estação da Rádio Marconi em Vendas Novas

O Património Cultural, I.P., determinou a abertura do procedimento de classificação de âmbito nacional...

Vendas Novas: Semana aeronáutica com dezenas de aeronaves e batismo de voo

A 4.ª Semana Aeronáutica começou hoje em Vendas Novas, no distrito de Évora, prolongando-se...

Câmara de Vendas Novas com 38 mil euros do Fundo Ambiental para recuperar linhas de água após tempestades

A Câmara de Vendas Novas, no distrito de Évora, assinou um contrato-programa com o...

Regimento de Artilharia N.º 5 forma operadores de drones em Vendas Novas

O Regimento de Artilharia N.º 5 (RA5), sediado em Vendas Novas, concluiu o segundo...

Mil bifanas solidárias vão apoiar Liga Portuguesa Contra o Cancro em Vendas Novas

As Festas do Concelho de Vendas Novas vão receber a iniciativa “1.000 Bifanas Solidárias”,...

Jovens do Clube de Tiro de Vendas Novas conquistam títulos nacionais em 2026

Os jovens do Clube de Tiro de Vendas Novas conquistaram vários títulos nacionais em...

Condutor de camião betoneira morre em despiste na EN380 em Vendas Novas

Um homem morreu hoje devido ao despiste do camião betoneira que conduzia, ocorrido na...